- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Na 14ª Cúpula da CPLP, Lula assina acordos de cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe

CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / Foto de líderes na 14ª Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em São Tomé e Príncipe, 27 de agosto de 2023
Foto de líderes na 14ª Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em São Tomé e Príncipe, 27 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina sua viagem à África em São Tomé e Príncipe por ocasião da 14ª Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), expandindo laços com o país de língua portuguesa.
Ao discursar na cúpula da CPLP em São Tomé e Príncipe, o presidente Lula destacou as diferenças geracionais entre os líderes dos países integrantes e a juventude de hoje, afirmando que é preciso recorrer "à própria juventude para entender" a nova realidade em que estamos inseridos.
"As novas tecnologias são uma conquista extraordinária da inteligência humana, mas com elas o desemprego e a precarização alcançam novos patamares. O uso irresponsável das redes sociais, com a propagação de fake news e discursos de ódio, ameaça a democracia. O culto ao individualismo leva à descrença de muitos jovens na ação coletiva", afirmou Lula ressaltando contudo, que "formar nossa juventude não é suficiente".
CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe, 27 de agosto de 2023
XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe, 27 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe, 27 de agosto de 2023
Para o presidente, todos os problemas atuais enfrentados pela comunidade internacional com a introdução de novas tecnologias e o aprofundamento da crise climática, impactam de forma contundente o universo do trabalho.

"[...] Vivemos o desafio de dinamizar nossas economias garantindo trabalho digno, salário justo e proteção aos trabalhadores e trabalhadoras", afirmou.

O presidente ressaltou ainda que as transições digital e ecológica devem ser aproveitadas para gerar oportunidades neste campo, que segundo ele, poderia evitar a concentração de riquezas promovendo o comércio justo e sustentável além de novos investimentos entre os países.
"A iniciativa angolana de incorporar a cooperação econômica como novo pilar da nossa comunidade ajudará a interligar nossos mercados. Somos quase 300 milhões de consumidores, espalhados por quatro continentes e com um PIB [Produto Interno Bruto] de 2,3 trilhões de dólares [cerca de R$ 11,2 trilhões]", afirmou.
Lula fala na 15ª Cúpula do BRICS, 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2023
Cúpula do BRICS 2023
Na Cúpula, Lula defende reaproximação Brasil-África: 'Nunca deveríamos ter nos afastado' (VÍDEO)
Lula ressaltou ainda que é preciso "evitar o neocolialismo que leve a um novo ciclo de exploração predatória de minerais críticos e outros recursos naturais", chamando a atenção para o esforço brasileiro em ouvir a sociedade civil nas questões climáticas envolvendo os países amazônicos.
Além disso, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou a importância dos dois acordos assinados entre Brasil e São Tomé e Príncipe para estimular não apenas o intercâmbio diplomático, mas também o comercial entre eles.
O primeiro dos acordos visa a cooperação entre as academias diplomáticas e seus estudantes, promovendo estágios cruzados, enquanto o segundo visa a promoção e proteção de investimentos garantindo um aumento nas relações bilaterais entre os países.

"[...] Um acordo de promoção e proteção de investimentos que será muito importante para dar garantias para que haja investimentos cruzados entre esses dois países e que mais companhias brasileiras, investimentos brasileiros aqui e também estimulará, sem dúvida, o comércio entre os dois países e também uma participação de São Tomé e Príncipe em investimentos no Brasil", disse o ministro na saída da assinatura.

A visita a São Tomé marca o fim de uma semana de compromissos oficiais na África. Lula voltará para Brasília ainda hoje, domingo (27).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала