- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Uma rara amizade sem culpas: especialistas explicam por que EUA se omitem sobre Hiroshima e Nagasaki

© AP Photo / Max DesforHiroshima e Nagasaki foram os dois lugares onde os Estados Unidos lançaram bombas atômicas em 1945
Hiroshima e Nagasaki foram os dois lugares onde os Estados Unidos lançaram bombas atômicas em 1945 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
Uma estranha amizade entre Tóquio e Washington e um discurso que busca encobrir a culpa da Casa Branca são alguns dos motivos pelos quais o Japão — e até a ONU — não menciona explicitamente os Estados Unidos como responsáveis pelo lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
Durante a comemoração do 78º aniversário desse ataque, nem as autoridades japonesas nem a Organização das Nações Unidas (ONU) apontaram a nação norte-americana como a causa da morte de 140 mil pessoas em Hiroshima e 74 mil em Nagasaki.
Apesar dessas explosões, Tóquio e Washington mantêm fortes laços em praticamente todas as esferas: econômica, comercial, política e militar. Lá se vão anos do confronto durante a primeira metade do século XX.
"Washington se omite porque querem limpar o nome dos Estados Unidos, mas também querem proteger o nome do Japão para que a história o perceba como vítima porque, na época, também era vitimizador", explica o acadêmico pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e especialista em questões internacionais, Carlos Manuel Alvarado.
Atualmente, embora o mundo inteiro veja os Estados Unidos como culpados, "não podemos esquecer que os japoneses também cometeram atrocidades", diz a dra. Natalia Rivera, coordenadora do módulo Sudeste Asiático do Diploma em Estudos Asiáticos do Programa Universitário de Estudos sobre Ásia e África (PUEAA) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Além disso, o vínculo bilateral está se fortalecendo devido à presença cada vez mais sólida da China no cenário internacional. Para mitigar esse avanço de Pequim, Japão, Estados Unidos, Índia e Austrália formaram a aliança de Diálogo Quadrilateral de Segurança (QUAD, na sigla em inglês), lembra a especialista.
Dessa forma, "entende-se que nem o Japão nem as Nações Unidas se referem aos Estados Unidos porque precisam de cooperação para enfrentar a influência que a China tem no Leste da Ásia e no Sudeste Asiático", destaca Rivera.
Correspondente aliado visita escombros de Hiroshima após ataque nuclear dos EUA, em 8 de setembro de 1945 - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
Panorama internacional
77 anos do bombardeamento de Hiroshima: por que EUA não aprenderam as lições do passado?

Relacionamento tenso

Os Estados Unidos e o Japão tiveram uma relação tensa até a primeira metade do século XX. Durante o século XIX, o país asiático iniciou sua expansão regional e o fez tomando territórios da China e expandindo-se militarmente. A especialista cita algumas análises que consideram que as autoridades japonesas foram mais agressivas que o Ocidente em seus processos de colonização.

"Para travar o Japão, os Estados Unidos decidiram aplicar um embargo petrolífero e, em resposta, no dia 7 de dezembro de 1941, em um momento em que a população ia à igreja, [os japoneses] atacaram a base de Pearl Harbor [...]. Em 8 de dezembro daquele ano, começam formalmente as hostilidades entre Washington e Tóquio", lembra.

Em decorrência do lançamento das bombas atômicas, ponto mais crítico nas disputas entre as duas nações, foi assinado o Tratado de São Francisco, onde ficou estabelecido que as Forças Armadas dos Estados Unidos deveriam desocupar o território japonês. O acordo entrou em vigor em 1952.
"Antes disso, o Japão perdia sua soberania, embora nunca tivesse sido colonizado por ocidentais", diz Rivera.
Hiroshima: triste aniversário de crime de guerra americano sem precedentes - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Multimídia
Hiroshima: triste aniversário de crime de guerra americano sem precedentes

Por que eles estão apontando para Moscou?

Durante os discursos das autoridades japonesas para relembrar a tragédia de Hiroshima e Nagasaki, houve um país que apareceu sem ter relação com o acontecimento: a Rússia.
Por exemplo, o governador de Hiroshima, Hidehiko Yuzaki, indicou que existem supostas ameaças de "armas nucleares da Rússia". Ele também mirou nos programas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte. No entanto, Moscou nunca ameaçou usar armas nucleares sem motivos realmente importantes, uma vez que seu uso está previsto na doutrina militar russa exclusivamente para fins defensivos e em caso de ameaça para a segurança nacional do país.
Segundo Alvarado, as acusações contra a nação governada por Vladimir Putin têm a ver com os discursos antirrussos que predominam em diversos fóruns internacionais em decorrência do conflito na Ucrânia, que vem sendo alimentado mês a mês pela Casa Branca e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) através do fornecimento maciço de armas a Kiev.
No plano internacional, "os Estados Unidos têm medo da próxima cúpula do BRICS, porque vários países já anunciaram o desejo de ingressar no bloco. Por isso, Washington quer resolver seu vínculo com nações equidistantes dele, como algumas da América Latina, África, Ásia e Oceania, que também não têm um vínculo tão sólido, já que apenas nações aliadas [ao governo dos Estados Unidos] serão as que replicarão esse discurso", explica o especialista.
Explosão nuclear (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Panorama internacional
'Morreram uma a uma, dia após dia': sobrevivente de ataque nuclear a Hiroshima lembra tragédia
No entanto, Rivera destaca que outro ponto importante é a relação entre Japão e Rússia, principalmente por meio do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês).
Embora seja um fórum puramente econômico, "isso permite, de alguma forma, amenizar as diferenças. Acho muito importante, por isso chamam de diplomacia de corredor, mas também é preciso mencionar que a Rússia e o Japão tiveram problemas do passado. Por exemplo, entre 1904 e 1905 eles tiveram um confronto quando a Rússia buscava uma saída para mares mais quentes", detalha.

Reflexões para o futuro

Um ponto em que ambos os especialistas concordam é refletir sobre as consequências do uso de armas nucleares para não repetir episódios como Hiroshima e Nagasaki.
"É um assunto tabu porque os Estados Unidos querem que o mundo esqueça sua responsabilidade neste evento [...] e condene qualquer agressão nuclear, mas não para apontar suas ações. Diante disso, apela à falta de consciência e memória histórica", diz Alvarado.
Nesse sentido, Rivera é enfática em dizer que Washington está se aproveitando da situação do conflito ucraniano para evitar o tema, embora seja pertinente lembrar e aprender com isso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала