- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Medo mantém Japão e ONU em silêncio sobre responsabilidade dos EUA em ataques atômicos, diz política

© AP Photo / Arquivo AP PhotoBomba atômica Little Boy, da mesma categoria da lançada sobre Hiroshima, em foto publicada pelo governo dos EUA na década de 60
Bomba atômica Little Boy, da mesma categoria da lançada sobre Hiroshima, em foto publicada pelo governo dos EUA na década de 60 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Nos siga no
Autoridades japonesas e o secretário-geral da ONU, António Guterres, evitam dizer que os EUA são responsáveis pelos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki porque temem a reação de Washington, disse à Sputnik Diane Sare, candidata independente ao Senado norte-americano.
Nenhum dos políticos japoneses que discursaram no serviço memorial na semana passada para as vítimas do bombardeio atômico de Hiroshima mencionou que a bomba tinha sido lançada pelos Estados Unidos. Recordando as vítimas dos atentados, o secretário-geral da ONU também não nomeou o país responsável.

"Acho que isso é apenas medo. É o medo da possível resposta dos EUA ou qualquer alavancagem que possamos aplicar", disse Sare. "Estou feliz por dizer que a alavancagem que podemos exercer é cada vez menor. Muitos líderes mundiais, particularmente em países africanos, perceberam isso. Então, eles não estão se comportando de forma tão covarde."

Sare destacou que esses países entenderam que poderia ser mais sensato trabalhar com a China e a Rússia, que realmente trabalham para promover o desenvolvimento econômico, do que com um aliado autoproclamado que está disposto a explodir gasodutos, encerrar a produção de alimentos e roubar tecnologia, entre outras medidas.
Explosão nuclear (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Panorama internacional
'Morreram uma a uma, dia após dia': sobrevivente de ataque nuclear a Hiroshima lembra tragédia
"Acho que, obviamente, as pessoas sabem que foram os EUA que lançaram as bombas atômicas, mas também acho que elas têm muito medo de ofender a liderança do estilo Calígula que temos agora. As pessoas fazem coisas que são irracionais. É isso que estamos vendo, e talvez […] os países não querem nos provocar", disse a candidata ao Senado estadunidense.
Sare também disse que os líderes norte-americanos devem considerar como os Estados Unidos devem ser dirigidos.
"Foi Calígula quem disse: deixe-os me odiar, mas deixe-os me temer. Quero dizer, será que Calígula é realmente um bom modelo para a nação, ou sua liderança?", indagou ela.
Em agosto de 1945, aviões estadunidenses lançaram bombas atômicas sobre as cidades chinesas de Hiroshima e Nagasaki. Como resultado da explosão atômica e das suas consequências, em Hiroshima morreram 140 mil pessoas (de uma população de 350 mil). Outras 74 mil pessoas em Nagasaki também se tornaram vítimas mortais do bombardeio nuclear. Os civis constituíam a maioria esmagadora dos mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала