- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA anunciam a chegada de 3.000 soldados e equipamentos militares no Oriente Médio

© AP Photo / Jason ReedAeronaves MV-22B Osprey da Marinha dos EUA pousam durante os exercícios militares Talisman Saber 2017 no convés do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard, na costa de Sydney, Austrália, 29 de junho de 2017
Aeronaves MV-22B Osprey da Marinha dos EUA pousam durante os exercícios militares Talisman Saber 2017 no convés do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard, na costa de Sydney, Austrália, 29 de junho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2023
Nos siga no
A medida ocorre depois que o Irã aumentou suas próprias capacidades navais com uma série de novas armas.
Os militares dos Estados Unidos enviaram milhares de soldados e recursos navais adicionais para o Oriente Médio para "dissuadir" as forças iranianas. A medida ocorre depois que Washington acusou Teerã de assediar navios comerciais e outras ações "desestabilizadoras".
A 5ª Frota da Marinha dos EUA anunciou a decisão na segunda-feira (7), observando que mais de 3.000 fuzileiros navais e marinheiros chegaram ao mar Vermelho a bordo de um navio de assalto anfíbio e um navio de desembarque no dia anterior.

"Essas unidades adicionam flexibilidade e capacidade operacional significativas à medida que trabalhamos ao lado de parceiros internacionais para impedir atividades desestabilizadoras e diminuir as tensões regionais causadas pelo assédio e apreensões de navios mercantes do Irã no início deste ano", disse o porta-voz da 5ª Frota, comandante Tim Hawkins, ao The Hill em um comunicado.

O navio de assalto anfíbio enviado na última implantação, o USS Bataan, também carregava recursos aéreos adicionais, acrescentou a Marinha. Embora não tenham especificado os sistemas a bordo, os militares disseram que o navio pode transportar mais de duas dúzias de aeronaves de asa rotativa e asa fixa, incluindo a aeronave de rotor basculante Osprey e os caças AV-8B Harrier, além de um número não especificado de embarcações de desembarque. O menor USS Carter Hall, um navio de atracação, vai atuar como uma embarcação de apoio para operações envolvendo desembarques ou ataques anfíbios.
De acordo com o Comando Central dos EUA, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, ordenou a mudança em julho "em resposta às recentes tentativas do Irã de apreender navios comerciais" na região. Embora Washington tenha repetidamente acusado a República Islâmica de tais apreensões desde 2019, as acusações se tornaram mais intensas nos últimos meses, com o Pentágono anunciando várias novas implantações naquele período.
Drone naval dos EUA durante exercícios no golfo Pérsico - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Panorama internacional
'Washington envia navios ao golfo Pérsico para roubar recursos para fabricar armas', acusa Irã
Em meados de julho, o Departamento de Defesa dos EUA disse que enviaria caças F-35 e F-16 ao Oriente Médio ao lado de um destróier de mísseis guiados para "defender os interesses dos Estados Unidos e salvaguardar a liberdade de navegação", citando as atividades "desestabilizadoras" do Irã no estreito de Ormuz. O movimento se seguiu a outro destacamento naval no início deste ano, enquanto Washington agora está considerando a possibilidade de estacionar pessoal armado a bordo de navios comerciais para evitar as apreensões iranianas.
Apenas um dia antes de o USS Bataan chegar ao mar Vermelho, a mídia estatal iraniana informou que a Marinha do país havia sido equipada com novas armas, incluindo drones de reconhecimento e combate, equipamento de guerra eletrônica, lançadores de mísseis montados em caminhões e centenas de mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro. Comentando os novos recursos, o comandante da Marinha Alireza Tangsiri disse que os sistemas melhorariam a precisão e permitiriam ataques de longo alcance.
O Irã condenou repetidamente os EUA por "promover a guerra" e aumentar as tensões com sua atividade militar regular ao redor do golfo Pérsico. Após outro encontro com um navio comercial acusado de contrabando no mês passado, o contra-almirante iraniano Ramazan Zirrahi afirmou que aviões de guerra dos Estados Unidos tentaram ajudar o navio a escapar, mas não tiveram sucesso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала