- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio a manobras navais, Irã diz que 'forasteiros' não podem decidir destino dos países da região

© AP Photo / Ebrahim Norouzi / Agência de notícias FarsSubmarinos iranianos do tipo Ghadir no golfo Pérsico, Irã
Submarinos iranianos do tipo Ghadir no golfo Pérsico, Irã - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Nos siga no
Um major-general iraniano afirmou que Teerã está protegendo as fronteiras e a soberania do Irã e dos outros países muçulmanos da região, em uma aparente alusão aos Estados Unidos.
As forças estrangeiras não têm lugar na região e em seus arranjos de segurança, declarou na quarta-feira (2) um comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano, citado pela agência iraniana Tasnim.
O exercício militar da Marinha do IRGC está sendo realizado nas ilhas iranianas de Abu Musa, Nazeat, Tunb Maior e Tunb Menor no golfo Pérsico.
De acordo com Shahid Dara, general do IRGC, o propósito do exercício naval é "mostrar o poder da Marinha do IRGC, bem como a prontidão de combate e defesa em proteger a segurança do golfo Pérsico e das ilhas iranianas" contra "forasteiros", em aparente referência aos EUA.
USS Thomas Hudner navega através do estreito de Bósforo - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2023
Panorama internacional
Em 'combate' ao Irã, EUA enviam mais navios e fuzileiros navais para golfo Pérsico
O exercício de guerra naval conta com unidades de combate naval, mísseis, drones, reação rápida, guerra eletrônica e paraquedistas, e as embarcações contam com mísseis de 600 quilômetros de alcance. Além disso, Teerã destacou os sistemas de mísseis Fath e Qadir nas ilhas em questão.
Em comentários à margem de um exercício militar em massa da Marinha do IRGC que começou na quarta-feira (2) no golfo Pérsico, o major-general Hossein Salami disse que "as nações e os governos muçulmanos dessa região são capazes de garantir a segurança de todas as regiões com arranjos fraternos e de estilo muçulmano, e não há necessidade da presença de nenhum estrangeiro", e que os últimos não têm o direito de decidir o destino dos muçulmanos.
Salami comentou que o Irã dá importância à proteção da segurança, independência, integridade territorial e da tranquilidade de seus vizinhos e países muçulmanos, da mesma forma que se preocupa com a segurança de suas próprias fronteiras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала