- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Que armas da OTAN a Rússia tem capturado na Ucrânia?

© Sputnik / Aleksei MayshevFragmento do motor de um míssil britânico-francês Storm Shadow, capturado pelas forças russas durante combates na frente de Zaporozhie, foto publicada em 10 de julho de 2023
Fragmento do motor de um míssil britânico-francês Storm Shadow, capturado pelas forças russas durante combates na frente de Zaporozhie, foto publicada em 10 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2023
Nos siga no
O conflito na Ucrânia tem levado a vários casos de soldados russos conseguirem acesso a armamentos ocidentais fornecidos para Kiev. No entanto, a frequência de tais eventos acelerou desde junho.
A inspeção nesta semana de um veículo de combate de infantaria CV-90 fabricado na Suécia por Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, se tornou um símbolo do destino de muitos armamentos ocidentais enviados para as mãos de Kiev.
O veículo blindado, apontado como um dos mais avançados de sua classe, acabou sendo desativado por um foguete disparado por um RPG-7, uma arma adotada no início da década de 1960, e foi prontamente apreendido pelas tropas russas depois que o que restou da tripulação do veículo fugiu apressadamente.
A Ucrânia perdeu grande parte de seu arsenal militar da era soviética no conflito atual, e com sua insuficiente capacidade industrial-militar Kiev se tornou cada vez mais dependente do equipamento militar fornecido pelos países da OTAN, que foi aumentando em volume desde fevereiro de 2022.

Quais armas a Rússia capturou na Ucrânia?

Os primeiros relatos sobre armamentos e equipamentos militares ocidentais capturados pelas tropas russas começaram a surgir poucos meses após a escalada do conflito ucraniano em fevereiro de 2022.
Em junho de 2022, o político francês Régis de Castelnau lamentou que dois dos obuseiros autopropulsados Caesar fornecidos à Ucrânia pela França tinham sido capturados pelas forças russas. A Uralvagonzavod, uma das principais empreiteiras russas, admitiu nas redes sociais ter colocado as mãos nos obuseiros e pediu a Castelnau que transmitisse seus agradecimentos ao presidente francês Emmanuel Macron pelo "presente" inesperado.
Armas antitanque portáteis ocidentais como Javelin e NLAW também têm sido apreendidas frequentemente pelos russos, com um correspondente militar mencionando que as tropas russas que empunhavam esses armamentos preferiam o NLAW devido ao desempenho supostamente ruim do Javelin em condições climáticas adversas. Foi igualmente mencionado o uso de uma metralhadora M2 Browning capturada.

Veículos capturados por militares russos

No entanto, os relatos de armamentos ocidentais capturados se tornaram muito mais numerosos após o lançamento da chamada "contraofensiva" de Kiev em junho, com os arquitetos da operação militar contando com armas como tanques Leopard da Alemanha e veículos de combate de infantaria Bradley dos EUA para as forças ucranianas romperem as defesas russas.
Leopard 2 com a torre arrancada após um acidente durante o treinamento de tanquistas ucranianos no oeste da Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2023
Panorama internacional
Rússia revela resultados da avaliação de equipamentos ocidentais capturados na Ucrânia
A contraofensiva falhou redondamente, e em junho de 2023 o Ministério da Defesa da Rússia declarou a captura pelas forças russas de vários Leopard e Bradley com motores intatos na região de Zaporozhie.
Nesse mesmo mês o órgão russo revelou um veículo blindado de combate com rodas francês AMX-10 RC, também abandonado pelas forças ucranianas que batiam em retirada perto do vilarejo de Novodonetskoe. Outro veículo desse tipo foi capturado cerca de um mês depois pelas forças russas em Zaporozhie, que foi relatado como tendo sido enviado para estudos na Rússia.

Quais mísseis ocidentais foram capturados pela Rússia?

As forças russas também conseguiram capturar um míssil de cruzeiro britânico Storm Shadow quase intacto.
Anatoly Matviychuk, um oficial aposentado da inteligência militar da Rússia, relatou em junho à Sputnik que os sistemas de defesa antiaérea russos se tornaram mais eficazes depois que os foguetes Himars interceptados por sistemas de mísseis Pantsir russos permitiram aos engenheiros russos descobrir o "ponto fraco" da arma.
A destruição e a captura do equipamento militar ocidental operado pelas tropas ucranianas são ativamente incentivadas pelas autoridades russas, que oferecem recompensas monetárias consideráveis aos soldados que conseguem realizar tais tarefas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала