- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Após misseis Storm Shadow, Rússia diz ter encontrado ponto fraco dos sistemas Himars

© AFP 2023 / Gints IvuskansSistema lançador múltiplo de foguetes durante o exercício militar Namejs 2022 em Skede, Letônia, 26 de setembro de 2022
Sistema lançador múltiplo de foguetes durante o exercício militar Namejs 2022 em Skede, Letônia, 26 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2023
Nos siga no
Anatoly Matviychuk, um oficial aposentado com ligações à inteligência militar da Rússia, detalhou os passos que os militares russos têm tomado contra alguns dos melhores armamentos ocidentais.
A Rússia já obteve bastante sucesso na engenharia reversa de equipamentos militares ocidentais sofisticados capturados pelas forças russas na Ucrânia, disse um oficial aposentado da inteligência militar russa.

"Qualquer equipamento troféu que capturamos no campo de batalha é valioso em termos de suas características de projeção, certas soluções de projeção para alguns de seus componentes", disse Anatoly Matviychuk à Sputnik.

Os EUA e seus aliados enviaram mais de US$ 94,5 bilhões (R$ 454,39 bilhões) em equipamentos militares na Ucrânia nos últimos 18 meses, esvaziando seus próprios arsenais para isso, desde as últimas modificações dos tanques Leopard 2 e veículos de combate de infantaria Bradley até lançadores múltiplos de foguetes Himars, mísseis de cruzeiro Storm Shadow, sistemas de defesa antiaérea Patriot e NASAMS, e obuseiros Caesar.
À medida que o conflito progredia, as tropas das Forças Armadas da Rússia e as tropas da Milícia Popular de Donbass começaram a capturar esses equipamentos. No início deste mês, as tropas russas pegaram um míssil Storm Shadow praticamente intacto, desmontando-o e levando-o em um caminhão a uma outra área para análise posterior.
"Todos os equipamentos que capturamos são cuidadosamente estudados por nossos engenheiros militares. Nós o comparamos com nosso próprio equipamento e imediatamente fazemos recomendações metodológicas sobre os meios de combater esse equipamento no campo de batalha. E, no futuro, é possível que alguns elementos possam até ser introduzidos em nosso próprio equipamento", explicou Matviychuk.

Sucessos da engenharia reversa

O oficial aposentado diz que há muitas evidências que mostram que as forças russas já estão tirando proveito da análise de equipamentos capturados da OTAN, especialmente na área dos mísseis.
"Os Himars que capturamos já foram capazes de escapar muito bem de nossos sistemas de defesa aérea Pantsir. Agora já não. Encontramos seu ponto fraco, descobrimos as frequências de seu sistema de controle e nossos sistemas de defesa aérea agora os destroem de forma excelente. Quanto ao míssil Storm Shadow que capturamos, também vemos agora, nos relatórios do Ministério da Defesa, que quase 90% desses mísseis são abatidos dos céus por nossos sistemas de defesa aérea", disse ele.
As tropas de defesa aérea russas em campo informaram em janeiro que seus sistemas Pantsir haviam sido equipados com um novo termovisor e uma atualização de software para aumentar drasticamente a taxa de interceptação dos foguetes Himars. Na semana passada, um executivo sênior da corporação russa Rostec disse que a eficácia dos sistemas Pantsir atualizados atingiu "100%" de eficácia contra os foguetes Himars no campo de batalha em alguns casos.
"Qualquer arma é modernizada e aprimorada com base nos resultados de seu emprego em combate. Este é um processo contínuo. Por exemplo, depois que o inimigo recebeu os sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Himars, os especialistas [...] atualizaram o Pantsir para interceptar esses foguetes", relatou Anatoly Matviychuk.
"Hoje, vemos exemplos de ataques do Himars rechaçados com sucesso por nosso sistema de mísseis/armas superfície-ar. Há precedentes de quando todos os 12 foguetes lançados de um lançador múltiplo de foguetes americano foram abatidos", detalhou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала