DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Grafeno formado há 3 bilhões de anos é encontrado na África do Sul

© iStock.com / Iván Jesús Cruz CivietaGrafeno formado há 3 bilhões de anos é encontrado na África do Sul
Grafeno formado há 3 bilhões de anos é encontrado na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2023
Nos siga no
Um grafeno formado naturalmente foi descoberto pela primeira vez em uma rocha de 3,2 bilhões de anos, em uma mina de ouro sul-africana.
A descoberta pode revelar maneiras mais eficientes de produzir o material, que possui um número de propriedades eletrônicas úteis.
Yoko Ohtomo, da Universidade de Hokkaido, no Japão, e suas colegas encontraram o grafeno natural, que aparentemente foi formado em uma região rica em ouro na África do Sul, em condições de temperaturas inferiores a 300 °C.
Após realizar análises nas rochas encontradas na mina de ouro, a equipe encontrou estruturas incomuns e raras, incluindo filamentos de carbono de alguns micrômetros e flocos de micrômetros.
Após encontrar elevados níveis de um isótopo de carbono de origens biológicas, Ohtomo sugeriu que o carbono deve ter surgido de uma bactéria próximo da superfície do oceano, que morreu e caiu no fundo do mar.
O grafeno, uma fina camada bidimensional de átomos de carbono organizados em estruturas hexagonais, foi descoberto pela primeira vez em 2004. Na ocasião, os cientistas usaram uma fita adesiva para retirar as camadas de um lápis de grafite.
Nebulosa de Orion captada usando Wide Field Imager pelo telescópio MPG/ESO 2.2-metros do Observatório La Silla no Chile - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Ciência e sociedade
Webb detecta molécula de carbono, essencial para a vida, pela 1ª vez no espaço (FOTO, VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала