DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Webb detecta molécula de carbono, essencial para a vida, pela 1ª vez no espaço (FOTO, VÍDEO)

© AFP 2023 / HO / ESONebulosa de Orion captada usando Wide Field Imager pelo telescópio MPG/ESO 2.2-metros do Observatório La Silla no Chile
Nebulosa de Orion captada usando Wide Field Imager pelo telescópio MPG/ESO 2.2-metros do Observatório La Silla no Chile - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
Na segunda-feira (26), a NASA informou que o Telescópio Espacial James Webb conseguiu registrar, pela primeira vez, uma nova molécula de carbono no espaço.
O componente, chamado de cátion metila (CH3+) foi encontrado em um disco protoplanetário do sistema estelar jovem d203-506, localizado na Nebulosa de Orion, a 1.350 anos-luz da Terra.
© Foto / ESA/Webb, NASA, CSA, M. Zamani (ESA/Webb), e a equipe PDRs4All ERSAs imagens do Webb mostram uma parte da Nebulosa de Orion. A imagem maior, à esquerda, mostra uma parte da Nebulosa de Orion conhecida como Barra de Orion. No canto superior direito, o telescópio mostra uma pequena região da nebulosa de Orion, onde há um sistema estelar jovem com um disco protoplanetário chamado d203-506. No canto inferior direito a imagem exibe uma imagem combinada da NIRCam (Câmera de infravermelho próximo) e do MIRI (Instrumento de infravermelho médio)
As imagens do Webb mostram uma parte da Nebulosa de Orion. A imagem maior, à esquerda, mostra uma parte da Nebulosa de Orion conhecida como Barra de Orion. No canto superior direito, o telescópio mostra uma pequena região da nebulosa de Orion, onde há um sistema estelar jovem com um disco protoplanetário chamado d203-506. No canto inferior direito a imagem exibe uma imagem combinada da NIRCam (Câmera de infravermelho próximo) e do MIRI (Instrumento de infravermelho médio) - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
As imagens do Webb mostram uma parte da Nebulosa de Orion. A imagem maior, à esquerda, mostra uma parte da Nebulosa de Orion conhecida como Barra de Orion. No canto superior direito, o telescópio mostra uma pequena região da nebulosa de Orion, onde há um sistema estelar jovem com um disco protoplanetário chamado d203-506. No canto inferior direito a imagem exibe uma imagem combinada da NIRCam (Câmera de infravermelho próximo) e do MIRI (Instrumento de infravermelho médio)
A molécula é essencial para a vida, pois auxilia na formação de estruturas mais complexas.
O d203-506 é um sistema estelar formado por uma pequena anã vermelha e é bombardeado por uma forte luz ultravioleta oriunda de estrelas quentes e jovens que estão próximas.
O registro vai ajudar aos pesquisadores a compreender a evolução da vida na Terra e como ela poderia se desenvolver em outras partes do Universo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала