DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Mistério das anãs brancas': cientistas russos explicam a pequena massa das estrelas

© Foto / WikiImagesEstrela anã branca (imagem de referência)
Estrela anã branca (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2023
Nos siga no
Os pesquisadores conseguiram explicar por que as anãs brancas conhecidas – objetos espaciais do tamanho da Terra que permanecem depois da morte de uma estrela semelhante ao nosso Sol, após a cessação da reação de fusão do carbono do hélio – têm menos massa do que a teoria de Einstein prevê.
Cientistas de astrofísica e cosmologia da Universidade Federal de Báltico de Immanuel Kant em Kaliningrado, Rússia, como parte de uma equipe científica, chegaram à conclusão que para descrever estas estrelas compactas era necessário usar uma teoria da relatividade modificada. Os resultados foram publicados na revista Symmetry.
Vale ressaltar que as propriedades dos objetos espaciais são geralmente descritas pela Teoria Geral da Relatividade proposta por Albert Einstein no início do século XX. Entretanto, para explicar certos fenômenos a mais adequada não é a Teoria Geral da Relatividade clássica, mas suas versões complementadas.
Concepção artística do pulsar Lich (PSR B1257+12) - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2023
Ciência e sociedade
Novo pulsar raro considerado 'fóssil estelar' revela segredos cósmicos
"Você pode obter soluções fisicamente significativas, se consideramos uma parcela adicional nas equações da Teoria Geral da Relatividade, a função quadrática da curvatura [valor que caracteriza o grau de curvatura do espaço]", explicou o chefe do laboratório de astrofísica e cosmologia da Universidade, Artyom Astashenok.
"De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, sua [das anãs brancas] massa máxima não deve exceder cerca de 1,5 massa solar, mas as observações mostram que o limite máximo de massa está abaixo do limite previsto, menos de 1,4 massa solar", disse ele.
A anã branca mais próxima do Sistema Solar é a que compõe o sistema de estrela binária Sirius. O vizinho da anã branca é outra estrela, cuja luminosidade é 25 vezes maior que a do Sol. Sirius se situa a cerca de oito anos-luz de distância do Sistema Solar, por isso é frequentemente visível no céu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала