DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pedra lançada ao espaço e regressada à Terra milhares de anos mais tarde intriga cientistas (FOTO)

© Foto / Pixabay / urikyo33Meteorito (imagem referencial)
Meteorito (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2023
Nos siga no
Pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica consideram que a pequena rocha negra NWA 13188, encontrada em Marrocos em 2018, se formou na Terra, mais tarde foi ejetada para órbita e depois retornou ao nosso planeta.
Este é o primeiro objeto conhecido deste tipo. Entretanto, alguns cientistas planetários discordam dos resultados apresentados na conferência geoquímica de Goldschmidt. Os pesquisadores analisaram a composição química de uma rocha de 646 gramas encontrada há alguns anos no norte da África.
A aparência porosa, a textura de cristais e composição química apontam fortemente para o tipo de rochas que se formam a partir dos minerais produzidos por vulcões no fundo do oceano, na área de afundamento de uma placa tectônica sob outra.
A hipótese da origem terrestres da rocha também é confirmada pela composição isotópica do oxigênio e a presença de alguns elementos. Ao mesmo tempo, as concentrações de hélio-3, berílio-10, e néon-21 indicam o efeito da radiação cósmica, que não existe na Terra por ser bloqueada pela atmosfera.

Além disso, na superfície do objeto NWA 13188 foram descobertos vestígios de fusão, característicos dos meteoritos. Os pesquisadores concluíram que a rocha se formou na Terra, mas permaneceu por milhares de anos em órbita, entretanto não se sabe como um objeto da Terra poderia ter sido ejetado para o espaço.

Especialistas acreditam que isso pode ter acontecido devido a uma erupção vulcânica extremamente poderosa, ou devido ao impacto de outro meteorito ao colidir com a Terra.
Por sua vez, o cientista planetário Philippe Claeys disse em entrevista ao News Scientist que não ficou convencido com os resultados. "Quando você sugere hipóteses extraordinárias, você precisa de provas extraordinárias para comprovar".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала