Astrônomos descobrem planeta que não deveria existir e desafia compreensão do Universo (FOTO)

© NASA . NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)Nascimento de um planeta gasoso, parecido com Júpiter no nosso Sistema Solar, há bilhões de anos (ficção)
Nascimento de um planeta gasoso, parecido com Júpiter no nosso Sistema Solar, há bilhões de anos (ficção) - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Os astrônomos encontraram no espaço um planeta que não deveria existir e que desafia nossa compreensão do Universo. De acordo com uma equipe internacional, este misterioso astro se situa a apenas 520 anos-luz da Terra.
O gigante gasoso semelhante a Júpiter desafia toda a lógica ao conseguir escapar de alguma forma de ser engolido por sua estrela hospedeira. O planeta, chamado 8 Ursae Minoris b, orbita uma estrela em estágio final de sua vida, tipo K – que é um pouco mais fria que o nosso Sol e é de cor laranja.
À medida que estas estrelas se expandem, tudo o que esteja por perto é engolido. No entanto, o referido planeta sobreviveu.

"A distância entre a Terra e o Sol é de uma unidade astronômica, ou 1 au. 8 Ursae Minoris b está orbitando sua estrela a 0,5 au [ou cerca de 74.800.000 km]. Enquanto a distância não é incomum em si, o que é estranho é que a estrela está no processo de morte, tendo já gasto algum do seu combustível", disse cientista Dimitri Veras da Universidade de Warwick.

"Quando uma estrela gasta combustível, ela se expande significativamente em tamanho. Esta estrela já teria expandido seu tamanho para 0,7 au, o que deveria ter engolido e destruído o planeta. Portanto, é muito incomum que este planeta ainda exista."
A equipe também analisou as razões para o estranho fenômeno e lançou duas ideias possíveis.
"A primeira explicação, a mais plausível, é que a estrela outrora teve uma estrela companheira que suprimiu seu aumento de tamanho, permitindo que o planeta sobrevivesse. Esta companheira binária mais tarde se fundiu com a estrela principal, e agora aparece apenas como uma única estrela", disse Veras em comunicado da universidade.
Planeta misterioso desafia todas as adversidades por não ter sido engolido e destruído por sua estrela. 8 Ursae Minoris b sobrevive em sua localização atual – desconcertando cientistas de todo o mundo.
"A segunda teoria, que é menos amplamente estudada, invoca novamente uma companheira binária. Desta vez, a fusão das duas estrelas teria produzido um disco a partir do qual este planeta foi criado – o que é conhecido como um planeta de segunda geração", explicam coautores do estudo.
A compreensão desses sistemas planetários raros nos permite aprender novas maneiras pelas quais planetas e estrelas evoluem e nos motiva a descobrir exemplos ainda mais raros, lê-se no comunicado. O planeta "impossível" se situa na constelação de Ursa Menor, localizada no hemisfério norte do nosso céu.