DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Terra pode ter detritos de sistemas estelares alienígenas em sua órbita, sugere novo estudo

© Foto / Pixabay / lmencosAsteroide (imagem ilustrativa)
Asteroide (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Nos siga no
Astrônomos descobriram que objetos que se separaram de sistemas estelares alienígenas podem ser capturados pela gravidade da Terra e permanecer em órbita em torno do nosso planeta, potencialmente por milhões de anos. No entanto, a maioria destes objetos seriam muito pequenos para serem detectados com telescópios atuais, sugere recente estudo.
"Objetos que entram no Sistema Solar do espaço interestelar podem ficar presos em órbitas limitadas em torno do Sol como resultado de uma passagem próxima a Júpiter. Estudamos a possibilidade de que alguns deles são capturados e se tornam Objetos Próximos da Terra (NEOs)", disse Avi Loeb, professor de física da Universidade de Harvard, ao portal Live Science.
Estes "intrusos interestelares", como os pesquisadores os denominam, seriam como rochas geladas ejetadas de seus sistemas estelares de origem antes de ingressar no nosso. No entanto, Loeb e seus colegas não descartam a possibilidade de que objetos criados por alienígenas inteligentes possam acabar em nosso Sistema Solar também.
Usando simulações numéricas, a equipe descobriu que é possível que a Terra capture periodicamente objetos interstelares em sua órbita. Porém, o efeito é pequeno em comparação com o de Júpiter, que é aproximadamente mil vezes mais eficiente na captura de objetos interestelares do que a Terra.
© NASA . ESO / M. Kornmesser Impressão artística do primeiro asteróide interestelar, Oumuamua, capturado por telescópio localizado no Chile
 Impressão artística do primeiro asteróide interestelar, Oumuamua, capturado por telescópio localizado no Chile - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2023
Impressão artística do primeiro asteróide interestelar, Oumuamua, capturado por telescópio localizado no Chile
Estudar objetos interestelares em torno da Terra poderia revelar novos conhecimentos sobre a formação de sistemas estelares distantes. Entretanto, Loeb acrescenta que pode haver uma pequena possibilidade de que esta pesquisa dos "intrusos" possa revelar algo ainda mais extraordinário.
O professor explicou que, embora a equipe não teorize que atualmente existem objetos interestelares orbitando a Terra, os astrônomos devem continuar a examinar essa possibilidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала