- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

General aposentado: problemas econômicos impedirão que OTAN inicie corrida armamentista

© AP Photo / Olivier MatthysBandeiras dos Estados-membros da OTAN fora da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 10 de janeiro de 2023
Bandeiras dos Estados-membros da OTAN fora da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 10 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Nos siga no
Os problemas econômicos e sociais e a falta de investimentos no setor de defesa, que já dura décadas, impedirão que os países da OTAN se envolvam em uma corrida armamentista no estilo da Guerra Fria, disse à Sputnik o general aposentado francês Dominique Delawarde, especialista em política externa e de defesa.

"Na maioria dos países da OTAN, o aumento de armas e os investimentos em defesa estão muito longe de serem implementados da maneira correta. Trata-se mais de declarações em voz alta do que da realidade e dos projetos atuais", disse Delawarde.

De acordo com ele, muitos países da OTAN enfrentam problemas econômicos, financeiros e sociais que os privam dos meios para "reiniciar uma forte indústria de defesa, o que seria um precursor de uma nova corrida armamentista".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, gesticula durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, 13 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Panorama internacional
Pequim: crise ucraniana foi inicialmente uma tragédia que podia ter sido evitada
Delawarde observou que, após 30 anos sem investimentos no setor de defesa, os países da OTAN precisariam, de qualquer forma, de um tempo considerável para colocar a produção em funcionamento.
O especialista também pediu para se levar em conta o declínio significativo da participação dos países da OTAN na economia global. Em particular, ele destacou que a participação da União Europeia (UE) e dos EUA no PIB global tem diminuído constantemente nas últimas décadas.
"E esse indicador continua em declínio", acrescentou.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Panorama internacional
Lavrov: em conflito na Ucrânia, OTAN aumenta ameaça de confronto direto entre potências nucleares
Anteriormente, foi repetidamente relatado que o fornecimento de armas e munições para a Ucrânia está esgotando os estoques, que não podem ser reabastecidos a tempo.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, tem repetidamente solicitado a todos os países que aumentem os gastos com defesa. Ele espera que os líderes da OTAN na cúpula de Vilnius, Lituânia, em 11 e 12 de julho, cheguem a um acordo sobre o aumento dos gastos com defesa, acordando um nível mínimo de cerca de 2% do PIB.
Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia afirmou que a economia europeia "nas próximas décadas" precisará de mais investimentos no complexo industrial-militar. Em particular, os países da UE já concordaram em fazer encomendas conjuntas para a compra de munição para repor os estoques esgotados pelas entregas à Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала