- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim: crise ucraniana foi inicialmente uma tragédia que podia ter sido evitada

© AP Photo / Liu ZhengA porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, gesticula durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, 13 de outubro de 2022.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, gesticula durante uma entrevista coletiva no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, 13 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Nos siga no
A crise ucraniana foi inicialmente uma tragédia que podia ter sido evitada, o fato de ter chegado à situação de hoje é uma lição dolorosa, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, em um briefing nesta quinta-feira (25).
Ontem (24), o representante especial da China para a Eurásia, Li Hui, afirmou em uma reunião com o secretário de Estado alemão, Andreas Michaelis, em Berlim, que a China apoiará os países europeus a resolver a crise ucraniana, começando por abordar suas causas profundas.

"A crise ucraniana foi inicialmente uma tragédia que podia ter sido evitada, que se desenvolveu até o estado atual, é uma lição dolorosa que requer um repensar profundo. A essência da crise ucraniana é o surgimento de grandes contradições na gestão da segurança europeia", disse Mao Ning.

Segundo a porta-voz, a China sempre determinou sua posição sobre a Ucrânia com base na essência da crise. Pequim, disse ela, sempre defendeu a paz e o diálogo.

"A China está pronta para seguir desempenhando um papel construtivo com a comunidade internacional para promover uma solução política para a crise", destacou a porta-voz.

Anteriormente, o representante do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin falou sobre a viagem planejada do enviado especial chinês. Ele disse que, a partir de 15 de maio, Li Hui planejava visitar a Ucrânia, Polônia, França, Alemanha e Rússia para discutir uma solução política para a crise ucraniana.
O Ministério das Relações Exteriores chinês informou que Li Hui visitou a Ucrânia de 16 a 17 de maio, onde realizou reuniões com Vladimir Zelensky, com o chefe de seu gabinete Andrei Ermak, com o ministro das Relações Exteriores, Dmitry Kuleba, e ainda com altos funcionários dos Ministérios da Defesa, Energia e Infraestrutura.
Bandeira russa em frente à Assembleia Popular, em Pequim, China - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Panorama internacional
Rússia e China dispostas a contrariar tentativas do Ocidente de usar sanções para impor sua vontade
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала