- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Embaixada dos EUA recebe pedido para suspender vistos de Bolsonaro e Michelle; PF analisa pendrive

© AP Photo / Eraldo PeresJair Bolsonaro entra em carro após falar com a imprensa em Brasília (DF). Brasil, 3 de maio de 2023
Jair Bolsonaro entra em carro após falar com a imprensa em Brasília (DF). Brasil, 3 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Nos siga no
Pedido enviado por deputada à embaixada também abarca solicitação para suspensão de visto de Mauro Cid e outros aliados do ex-presidente. Além do celular, Polícia Federal apreendeu pendrive na casa de Bolsonaro, o qual está sendo analisado pela corporação.
Após a operação da PF realizada ontem (3), um ofício foi enviado à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, pedindo que a diplomacia norte-americana abra uma investigação contra o ex-presidente, Jair Bolsonaro, sua esposa, Michelle Bolsonaro, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente preso na quarta-feira (3).
O ofício, encaminhado por meio da Câmara dos Deputados pela parlamentar Erika Hilton (PSOL), também pede à embaixadora que avalie suspender vistos que permitam a entrada do trio no país, relata a coluna de Lauro Jardim em O Globo.
Ontem (3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Venire, na qual está sendo investigado um suposto esquema de fraude em cartões de vacina contra COVID-19, pelo qual dados falsos teriam sido inseridos nos cartões do ex-presidente, sua filha Laura de 12 anos e aliados para viajarem aos Estados Unidos. O ex-mandatário nega que tenha fraudado qualquer dado.
Movimentação de pessoas e viaturas na sede da Polícia Federal, na zona norte de São Paulo, 22 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Notícias do Brasil
PF prende Mauro Cid e faz buscas na casa de Bolsonaro em operação contra dados falsos de vacina
No documento, Hilton afirma que é preocupante "a possibilidade das possíveis irregularidades cometidas por Bolsonaro configurarem ilícito também nos Estados Unidos", uma vez que, segundo a deputada, quem ingressa no país se submete ao risco de ser punido caso cometa fraude nos documentos apresentados para a entrada.
A solicitação da deputada a Elizabeth Bagley também se estende ao deputado Gutemberg Reis, do MDB no Rio; aos auxiliares bolsonaristas Max Guilherme de Moura e Sérgio Cordeiro, entre outros alvos da operação policial, relata a mídia.
Apesar de não estar mais ocupando a chefia do Palácio do Planalto, tanto Bolsonaro quanto Michelle possuem passaportes diplomáticos concedidos a ex-presidentes e dependentes diretos.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala à imprensa do lado de fora de sua casa depois que agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão em Brasília, Brasil, 3 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Notícias do Brasil
PF diz que Bolsonaro estava ciente sobre 'fraude' no cartão; dados foram inseridos por secretário

Pendrive

No âmbito da ação, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, e outros seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Um dos mandados de busca e apreensão aconteceu na residência do ex-presidente.
No local, foi informado ontem (3) que a PF apreendeu o celular de Bolsonaro, no entanto hoje (4), a mídia afirma que um pendrive foi apreendido na casa do ex-mandatário e diversos outros nas buscas feitas nos 16 endereços.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала