DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Conflitos surgem na Europa devido à falta de um recurso essencial, diz mídia

© AP Photo / Emilio MorenattiVista do reservatório de Sau a cerca de 100 km ao norte de Barcelona, Espanha, 20 de março de 2023.
Vista do reservatório de Sau a cerca de 100 km ao norte de Barcelona, Espanha, 20 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Nos siga no
A Europa está ameaçada pela seca e pelo aumento rápido da concorrência ao acesso aos recursos hídricos, escreve o jornal Politico.

"Um reservatório-chave que serve a milhões de catalães está diminuindo. Um conflito sobre a água desencadeou confrontos na França, onde vários vilarejos não podem mais fornecer água encanada aos seus moradores. E o maior rio da Itália já está com o nível de água tão baixo quanto em junho passado", diz o artigo.

Entretanto, a distribuição de recursos hídricos, segundo o jornal, se torna "uma questão política em todo o continente".
Vista aérea mostra o campanário de uma igreja submergida no lago Resia, no norte da Itália - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Ciência e sociedade
Campanário de igreja 'surge' após seca na Espanha provocar queda do nível de água (FOTOS)
O artigo cita um estudo da TU Graz usando dados de satélite que confirmam que a Europa sofre uma seca severa desde 2018.

"O aumento das temperaturas está dificultando a recuperação desse déficit, deixando o continente preso em um ciclo perigoso em que a água se torna cada vez mais precária", afirma o Politico.

De acordo com os especialistas entrevistados, será necessária quase uma década de alta precipitação para que a Europa saia do período em que cada ano começa com um sério déficit de água subterrânea.
Fósseis muito bem preservados, encontrados em uma pedreira no País de Gales, no Reino Unido, mostram como era a vida na Terra há 462 milhões de anos - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Ciência e sociedade
Fósseis raros descobertos no País de Gales revelam formas de vida primitivas (FOTOS)
Entretanto, o serviço meteorológico alemão Deutscher Wetterdienst prevê que a precipitação na Europa diminuirá em vez de aumentar na maior parte da década.
A publicação observa que a crescente escassez de água pode e já levou a problemas e conflitos políticos.

"No sul da Alemanha, as disputas judiciais sobre a água dobraram nas últimas duas décadas. E na França as tensões entre ambientalistas e agricultores sobre a construção de reservatórios de água no mês passado provocaram confrontos violentos", destaca.

Vírus (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Ciência e sociedade
Vírus de milhões de anos podem salvar humanos de câncer, determina estudo
No verão europeu passado, a Europa passou por várias ondas de calor anormais, o que resultou na diminuição da profundidade de rios, inclusive os principais, como o Reno, o Danúbio e o Tâmisa, além de incêndios florestais em Portugal, Eslovênia, República Tcheca, Albânia, Espanha e França.
A agricultura foi significativamente afetada, com agricultores em muitos países relatando perdas significativas nas colheitas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала