DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Vírus de milhões de anos podem salvar humanos de câncer, determina estudo

© Foto / Pixabay / PublicDomainPicturesVírus (imagem referencial)
Vírus (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Nos siga no
Uma pesquisa de cientistas no Reino Unido chegou à conclusão que vírus presentes desde os primórdios da humanidade podem interagir com outros elementos de forma a alertar o sistema imunológico das pessoas.
Vírus de milhões de anos preservados no DNA humano podem ajudar as pessoas a combater o câncer até hoje, sugerem pesquisadores do Instituto Francis Crick, Inglaterra, Reino Unido.
Em um comunicado de imprensa emitido em 2019, o instituto concluiu que numerosas infecções com vírus que os antepassados humanos contraíram nos últimos milhões de anos deixaram um marco duradouro na composição genética da nossa espécie, com cerca de 8% do genoma humano sendo composto de DNA retroviral, e que os genes conhecidos compunham apenas 1-2%.
Seringa (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Ciência e sociedade
Vacina contra câncer? Pesquisadores argentinos podem revolucionar tratamento da doença
O novo estudo publicado por pesquisadores do instituto na revista Nature sugere que pode haver uma ligação entre a resposta imunológica observada em alguns pacientes com câncer de pulmão e a "melhoria da sobrevivência" do paciente testemunhada nestes casos.
A resposta imunológica em questão incluiu o fenômeno de as células B, glóbulos brancos também conhecidos como linfócitos B, se agrupando em torno de tumores, o que os cientistas acreditam ocorrer devido ao câncer reativar o antigo DNA viral, atraindo assim a atenção do sistema imunológico.
"O sistema imunológico é ludibriado para acreditar que as células tumorais estão infectadas e ele tenta eliminar o vírus, então é uma espécie de sistema de alarme", explicou o professor George Kassiotis, chefe do laboratório de imunologia retroviral do Instituto Francis Crick, à emissora britânica BBC.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала