DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Campanário de igreja 'surge' após seca na Espanha provocar queda do nível de água (FOTOS)

© AFP 2023 / Miguel MedinaVista aérea mostra o campanário de uma igreja submergida no lago Resia, no norte da Itália
Vista aérea mostra o campanário de uma igreja submergida no lago Resia, no norte da Itália - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Nos siga no
Uma ponte e um campanário de igreja apareceram na região espanhola de Catalunha em meio ao que uma agência meteorológica do país chamou ser efeito da mudança climática.
A forte seca em Espanha, que se prolonga por 36 meses de precipitação abaixo da média, provocou uma descoberta inesperada, relatada na sexta-feira (17) pela agência britânica Reuters.
Torre da igreja ressurge de um reservatório ressecado na Espanha atingida pela seca
Na região de Catalunha, no leste do país, a baixa altura dos reservatórios revelou construções antigas como pontes e um campanário de igreja, que estavam previamente submergidos.
"Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está sendo afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo", disse Ruben del Campo, porta-voz da agência meteorológica espanhola AEMET, à Reuters.
Torre da igreja ressurge de um reservatório ressecado na Espanha atingida pela seca
Ele apontou a mudança climática como um dos principais fatores.
"As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões", disse ele.
Após 25 meses sem chuva significativa, a Catalunha pediu no início de março à maioria de seus moradores que reduzissem o consumo de água em 8% em casa, em 15% na indústria e em 40% na agricultura.
A Reuters referiu que no reservatório do Sau, 100 km ao norte de Barcelona, que está apenas 10% cheio, barcos capturavam toneladas de peixes que teriam dificuldades em sobreviver na água com baixo teor de oxigênio, de forma a proteger a água potável.
As espécies invasoras serão eutanizadas, enquanto as nativas serão lançadas em águas próximas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала