- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan discute com EUA acumulação de estoques de armas na região, diz premiê

© AP Photo / Gabinete Presidencial de TaiwanA presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, no centro, inspeciona exercícios militares em uma base militar em Chiayi, sudoeste de Taiwan, 6 de janeiro de 2023.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, no centro, inspeciona exercícios militares em uma base militar em Chiayi, sudoeste de Taiwan, 6 de janeiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro da ilha, Chen Chien-jen, confirmou que Taipé está em discussões com Washington sobre uma possível acumulação de armas norte-americanas na região, relata o South China Morning Post.

"Taipé está em conversações com Washington sobre a possível construção de estoques de armas na região para dar à ilha acesso às armas necessárias para combater Pequim no caso de um conflito entre os dois lados do estreito", diz o artigo.

Segundo o jornal, especialistas militares locais estão preocupados que a construção de um grande armazém na ilha vá aumentar ainda mais as tensões entre a China continental e Taiwan.
Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro disse que, apesar das discussões, é mais importante para Taiwan ter sua própria capacidade militar.

"Devemos insistir que a República da China [título oficial de Taiwan] e a República Popular da China [título oficial de Pequim] não estão sujeitas uma à outra", cita o artigo Chen Chien-jen.

Caça voa sobre o estreito de Taiwan em meio às tensões na região, 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2023
Panorama internacional
Membro de comitê dos EUA sugere 'armar Taiwan até os dentes' antes que seja tarde demais
Isto veio no contexto da visita a Taiwan do governador do estado norte-americano da Virgínia e seu encontro com a presidente da ilha Tsai Ing-wen.
Durante a reunião foi discutida a cooperação econômica e empresarial. A presidente agradeceu ao governador por sua assistência e pela recente abertura do escritório comercial do estado na ilha.
A situação em torno de Taiwan se agravou significativamente após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA Nancy Pelosi à ilha no início de agosto.
Fuzileiros navais das Filipinas e dos EUA dentro do porta-aviões americano USS Ronald Reagan (CVN 76) durante escala em Manila, Filipinas, 14 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Panorama internacional
Manila proíbe EUA de usarem suas ilhas como depósito de armas para Taiwan
A China, que considera a ilha uma de suas províncias, condenou a visita de Pelosi, vendo-a como um ato de apoio dos EUA ao separatismo de Taiwan, e conduziu exercícios militares em larga escala.
As relações oficiais entre o governo central da China e sua província insular se romperam em 1949, após as forças derrotadas do Kuomintang lideradas por Chiang Kai-shek terem se mudado para Taiwan no final da guerra civil contra o Partido Comunista Chinês.
Os contatos comerciais e informais entre a ilha e a China continental foram retomados no final dos anos 80. Desde o início dos anos 90, os dois lados têm estado em contato só através de organizações não governamentais.
Ferdinand Marcos Jr., à direita, dá as boas-vindas ao ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, no Palácio Malacañang em Manila, 22 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2023
Panorama internacional
Chanceler da China se reúne com presidente das Filipinas após anúncio de acesso dos EUA a bases
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала