- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Manila proíbe EUA de usarem suas ilhas como depósito de armas para Taiwan

© AP Photo / Aaron FavilaFuzileiros navais das Filipinas e dos EUA dentro do porta-aviões americano USS Ronald Reagan (CVN 76) durante escala em Manila, Filipinas, 14 de outubro de 2022
Fuzileiros navais das Filipinas e dos EUA dentro do porta-aviões americano USS Ronald Reagan (CVN 76) durante escala em Manila, Filipinas, 14 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Nos siga no
As Filipinas querem ser amigos de todos e não vão permitir que as ilhas sejam usadas pelos EUA em um conflito sobre Taiwan, cita o jornal South China Morning Post autoridades filipinas.
Em 28 de abril de 2014, os Estados Unidos e as Filipinas fecharam o Acordo de Cooperação Reforçada de Defesa (EDCA, na sigla em inglês), segundo a qual os EUA podem fazer rotações de tropas nas Filipinas e construir e operar instalações em bases filipinas, tanto para as forças americanas quanto para as filipinas.

"As Filipinas descartaram a possibilidade de os Estados Unidos estocarem armas que poderiam ser utilizadas para defender Taiwan em bases às quais o aliado de segurança tem acesso no âmbito do Acordo de Cooperação Reforçada de Defesa", diz o artigo.

Segundo o secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, Washington não vai ter permissão para efetuar atividades que não estejam estipuladas no acordo.

"Nossa opinião é que o EDCA não é apontado a nenhum terceiro país. Destina-se a ser utilizado para Filipinas", cita o artigo Manalo.

Um soldado filipino e norte-americano dispara seus rifles durante um exercício militar conjunto chamado Salaknib em Fort Magsaysay, província de Nueva Ecija, norte das Filipinas, na sexta-feira, 31 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Panorama internacional
Filipinas negam acesso de suas bases militares aos EUA para uso ofensivo
Ele acrescentou que o princípio da política externa do governo é realmente ser "amigo de todos" e prometeu que o acordo de segurança o reflete.
De acordo com o jornal, o ministro também disse que Manila não vai autorizar as tropas norte-americanas a reabastecer, reparar e recarregar nas instalações do EDCA.
As Filipinas disseram no início deste mês que vão dar aos EUA acesso a quatro mais bases perto do estreito de Taiwan e do disputado mar do Sul da China, elevando para nove o número de locais militares que Washington pode utilizar no país.
Oficiais militares com o emblema dos exercícios militares de Balikatan, durante as manobras, no Acampamento Aguinaldo, Cidade de Quezon, 28 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
EUA e Filipinas conduzirão manobras conjuntas envolvendo mais de 17.000 militares
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала