- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Finlandeses podem permitir aos EUA implantar em seu território armas nucleares, opina especialista

© AP Photo / Cliff OwenO secretário de Estado Antony Blinken fala durante uma coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, à esquerda, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, no Departamento de Estado, em Washington, 8 de dezembro de 2022
O secretário de Estado Antony Blinken fala durante uma coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, à esquerda, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, no Departamento de Estado, em Washington, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Nos siga no
A Finlândia, como novo membro da OTAN, pode permitir que os Estados Unidos implantem aí armas nucleares, embora neguem isso, disse à Sputnik o copresidente do Gabinete Internacional Permanente para a Paz, Reiner Braun.
Segundo ele, o mundo ainda não atingiu o auge da escalada, mas a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a hipotética, embora negada pelas autoridades finlandesas, implantação de armas nucleares norte-americanas em seu território pode aproximar o ponto de não retorno.

"A Finlândia está agora na OTAN, com uma nova fronteira da aliança com a Rússia de cerca de 1.300 quilômetros de comprimento, que será reforçada militarmente de ambos os lados. No final, também não pode ser descartada a instalação de armas nucleares americanas, mesmo que os finlandeses agora o neguem", acredita Braun.

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala em coletiva de imprensa durante encontro de responsáveis pelas Relações Exteriores da OTAN, na sede da aliança em Bruxelas, Bélgica, 5 de abril de 202 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Panorama internacional
Mídia: EUA se opõem aos planos do Leste Europeu de abrir caminho para a Ucrânia aderir à OTAN
Braun lembra que há ogivas nucleares nos territórios de tais membros da aliança e aliados americanos como Alemanha, Itália, Canadá, Bélgica, Países Baixos e Turquia.
Além disso, de acordo com o atual projeto conjunto com os EUA, até 2024 todas as ogivas nucleares implantadas na Europa serão substituídas pelo modelo B61-12 atualizado, mais preciso e eficiente, segundo o especialista.

"Vivemos, a meu ver, em tempos muito perigosos. A dinâmica da escalada ainda não atingiu seu auge e, dia após dia, vemos passos no sentido de um agravamento da situação. Por exemplo, o possível fornecimento de projéteis com urânio à Ucrânia, que representam uma ameaça para as pessoas e para o meio ambiente", afirmou Braun.

Presidente de Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Panorama internacional
Presidente belarusso diz concordar com Macron sobre questão de armas nucleares
Na opinião dele, a única maneira de sair desta situação é iniciar conversações de paz sobre a Ucrânia o quanto antes.
Reiner Braun copatrocinou uma recente carta ao chanceler Olaf Scholz apelando a Berlim e Paris para apoiarem uma iniciativa de paz para a Ucrânia com mediadores do Brasil, China, Índia e Indonésia.
Há pouco tempo, o presidente russo Vladimir Putin disse que Moscou e Minsk haviam concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus sem violar os compromissos internacionais.
Putin explicou que a Rússia não está entregando suas armas nucleares para Belarus, mas está fazendo o que os EUA vêm fazendo há décadas.
Bandeira holandesa hasteada a meio mastro sobre a Praça Dam, desprovida de espectadores devido a restrições relacionadas ao coronavírus, enquanto o rei holandês Willem-Alexander e a rainha Maxima depositam uma coroa de flores durante uma cerimônia nacional para comemorar os mortos da guerra em Amsterdã, Países Baixos, na terça-feira, 4 de maio de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Panorama internacional
Cientistas norte-americanos suspeitam que bomba nuclear teria sido danificada nos Países Baixos
Os EUA mantêm 100 ogivas nucleares táticas perto da Rússia em seis bases de cinco países da OTAN – Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia.
Anteriormente, o Reino Unido anunciou seus planos de entregar projéteis com núcleo de urânio empobrecido à Ucrânia junto com os tanques Challenger.
Putin, falando sobre a iniciativa, disse que o Ocidente decidiu lutar contra a Rússia até o último ucraniano, não em palavras, mas em ações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала