- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa deve militarizar rede rodoviária e ferroviária, diz principal diplomata da UE

© AP Photo / Martin MeissnerPoliciais em frente a estação de trem na cidade alemã de Colônia durante o carnaval da cidade
Policiais em frente a estação de trem na cidade alemã de Colônia durante o carnaval da cidade - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2022
Nos siga no
Chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell propôs, nesta quinta-feira (10), a adoção de um novo plano de ação de mobilidade militar.
O objetivo da iniciativa citada por Josep Borrell é melhorar a capacidade do bloco de transferir rapidamente grandes quantidades de equipamentos militares e tropas para suas fronteiras mais distantes.
Borrell anunciou o plano durante uma coletiva, e afirmou que o bloco deve adaptar suas políticas de defesa em resposta ao novo clima de segurança na Europa, pois "a guerra está de volta às nossas fronteiras".
O principal diplomata da UE ainda acusou a Rússia de minar "a paz e o sistema internacional baseado em regras".
Borrell destacou que atualmente não há infraestrutura ferroviária ou rodoviária especializada para apoiar a transferência de grandes quantidades de recursos militares de um lado do bloco para o outro.
Chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, durante coletiva de imprensa em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2022
Panorama internacional
Maior parte do mundo é uma 'selva', diz Borrell, comparando Europa com 'jardim'
O diplomata especificou que a UE deve melhorar "sua capacidade de mover tropas e equipamentos rapidamente".
"Para nossa fronteira externa, mas também para além de nossas fronteiras externas, quando desdobramos nossas missões militares em todo o mundo", disse ele.
Como parte desta ação de mobilidade militar, Borrell propôs a construção de pontes, túneis e trens, e observou que o conflito militar em curso entre a Rússia e a Ucrânia "mostrou claramente que isso importa muito".
O diplomata também enfatizou a necessidade de melhorar a cooperação da UE com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e países como Ucrânia e Moldávia, além de estar pronto para implantar forças nessas regiões. A Comissão Europeia reservou US$ 1,71 bilhão (R$ 6,25 bilhões) para este projeto até 2027.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, já havia denunciado que a UE se transformou em uma organização militar que atua no interesse dos EUA e da OTAN.
Participantes de uma reunião da Assembleia Geral ficam em silêncio durante uma homenagem à rainha Elizabeth da Grã-Bretanha, na sede das Nações Unidas em Nova York, em 15 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Panorama internacional
Lavrov: Ocidente usou terror diplomático para forçar países a apoiar resolução antirrussa na ONU
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала