- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Ocidente usou terror diplomático para forçar países a apoiar resolução antirrussa na ONU

© AFP 2023 / Ed JonesParticipantes de uma reunião da Assembleia Geral ficam em silêncio durante uma homenagem à rainha Elizabeth da Grã-Bretanha, na sede das Nações Unidas em Nova York, em 15 de setembro de 2022
Participantes de uma reunião da Assembleia Geral ficam em silêncio durante uma homenagem à rainha Elizabeth da Grã-Bretanha, na sede das Nações Unidas em Nova York, em 15 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Nos siga no
O Ocidente usou métodos de terror diplomático contra países em desenvolvimento para que na Assembleia Geral da ONU fosse adotada uma resolução antirrussa sobre os referendos nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e nas regiões de Kherson e Zaporozhie, disse o chanceler da Rússia Sergei Lavrov.

"O Ocidente usou sem vergonha métodos de terror diplomático, pressionando descaradamente os países em vias de desenvolvimento, ameaçando com todos os possíveis tipos de punição. Só com essa chantagem aberta, com essas ameaças, foi possível assegurar resultados. Sabemos perfeitamente bem que a declaração dos americanos de que 'eles não persuadem ninguém, todos votam por si mesmos' é mentira. E eles também sabem isso", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia ao canal de TV russo Pervy nesta quinta-feira (13).

Na quarta-feira (12) a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução sobre os referendos realizados nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e nas regiões de Zaporozhie e Kherson, bem como sobre a situação na Ucrânia. A resolução de condenação foi apoiada por 143 países, cinco votaram contra e 53 se abstiveram.
Contra votaram a Rússia, Belarus, Coreia do Norte, Nicarágua e Síria. Entre os que se abstiveram estavam a China, Índia, África do Sul, bem como Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão. Para que uma resolução seja aprovada, ela deve ser apoiada por pelo menos dois terços dos participantes da votação.
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, discursa remotamente na 76ª Sessão da Assembleia Geral da ONU por vídeo gravado, em 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Panorama internacional
Irã e outros 9 países se recusaram a participar da votação contra referendos na ONU
Os referendos sobre a integração das quatro regiões ao território russo foram realizados de 23 a 27 de setembro, com todos sendo apoiados com ampla maioria de votos. Mais tarde, Vladimir Putin, presidente da Rússia, assinou leis federais ratificando a admissão dessas regiões.
O Ocidente, não reconhecendo os referendos sobre a adesão à Rússia, está mostrando dois pesos e duas medidas, como apontou o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, ao Conselho de Segurança da organização. Na ocasião, ele lembrou o reconhecimento do Kosovo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала