- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maior parte do mundo é uma 'selva', diz Borrell, comparando Europa com 'jardim'

© AP Photo / Kenzo Tribouillard / Pool PhotoChefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, durante coletiva de imprensa em Bruxelas
Chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, durante coletiva de imprensa em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2022
Nos siga no
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, fez um discurso na inauguração de um programa universitário projetado para criar a próxima geração de diplomatas europeus, compartilhando sua visão de como eles devem se engajar com o resto do mundo.
Dirigindo-se a um grupo de estudantes do Colégio da Europa em Bruges na quinta-feira (13), Borrell comparou a União Europeia (UE) a um "jardim" que tem a melhor combinação de "liberdade política, prosperidade econômica e coesão social" alguma vez conhecida pela humanidade – e que deve ser protegido da "selva" exterior.
"O resto do mundo […] não é exatamente um jardim. A maior parte do resto do mundo é uma selva, e a selva pode invadir o jardim. Os jardineiros devem cuidar disso, mas eles não vão proteger o jardim construindo muros", disse Borrell, afirmando que os europeus têm que estar "muito mais envolvidos" com o resto do mundo e fazer um bom uso de seu "privilégio".
"Os jardineiros têm que ir para a selva […] Caso contrário, o resto do mundo vai nos invadir, por diferentes maneiras e meios", disse chefe da diplomacia europeia.
Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, em cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Panorama internacional
Borrell admite que bem-estar da União Europeia foi baseado em energia barata da Rússia
Esta não foi a primeira vez que Borrell compara a UE a um belo e arrumado jardim cercado por uma selva caótica e sem lei. Em março, ele disse ao El Mundo que "se não queremos que a selva coma nosso jardim, temos que acordar".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала