- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Levantamento do NYT revela fracasso das sanções sobre Moscou: 'Realidade frustrante'

© Sputnik / Mikhail KlementievO presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, antes da cerimônia de abertura do fórum técnico-militar internacional EXÉRCITO 2022, no parque Patriot, na região russa de Moscou, em 15 de agosto de 2022
O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, antes da cerimônia de abertura do fórum técnico-militar internacional EXÉRCITO 2022, no parque Patriot, na região russa de Moscou, em 15 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Nos siga no
De acordo com um amplo levantamento do jornal The New York Times, o comércio internacional com Moscou cresceu neste ano, mesmo quando os países impuseram sanções após a operação especial da Rússia na Ucrânia.
A publicação norte-americana fez um balanço sobre a economia russa, enfatizando os fatos de que a Rússia "tem parcerias comerciais lucrativas e duradouras" e "romper esses laços não é fácil".
"Isso levou a uma realidade frustrante para as autoridades ocidentais", escreve a publicação.
Ao analisar que diversos países da União Europeia (UE) tentaram "punir a economia russa" pelo conflito na Ucrânia, o NYT sustenta que o valor das exportações russas "realmente cresceu", "mesmo em muitos países que assumiram um papel ativo na oposição à Rússia".
O jornal explica que a Rússia é um dos maiores produtores mundiais de petróleo, gás e matérias-primas e "alguns países, incluindo China e Turquia, aprofundaram suas relações com a Rússia" desde o início do conflito ucraniano.
Rolos de aço em armazém de empresa em Chester, no estado norte-americano da Virgínia - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Panorama internacional
Acadêmico adverte de consequências 'desastrosas' de novas sanções dos EUA contra Rússia
Ao citar o Brasil, o NYT enfatiza que o governo brasileiro, após o início do conflito, aumentou as exportações da Rússia em 166%. A Alemanha aumentou em 38%, a Espanha, em 112%, e os Países Baixos, em 74%. Outros aumentos foram registrados por Índia (430%), China (98%) e Turquia (213%).

"Muitos países acharam incrivelmente difícil viver sem matérias-primas russas. Mais de dois terços das exportações da Rússia em valor antes da guerra eram de petróleo, gás e metais e minerais essenciais, que ajudam a alimentar carros, aquecer casas e abastecer fábricas em todo o mundo", diz o NYT.

Os dados da economia russa publicados no NYT foram compilados pelo site The Observatory of Economic Complexity (OEC) e "ressaltam o quão profundamente a Rússia está entrelaçada com a economia global, permitindo que Moscou gere quantias substanciais de dinheiro" apesar do conflito, que já está no nono mês.
"As tentativas de nações ocidentais de usar sanções e outras medidas para prejudicar a economia da Rússia até agora tiveram efeitos limitados", conclui a publicação.
General Mohammad Hossein Bagheri - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Panorama internacional
'Podem comprar carvão para europeus': general do Irã zomba de sanções introduzidas pela UE
A UE, os Estados Unidos e o Reino Unido impuseram severas penalidades econômicas à Rússia, sancionando centenas de cidadãos ricos e funcionários do governo, mas as restrições à energia russa, que ajuda a alimentar as economias ocidentais, têm sido mais lentas para entrar em vigor.
De acordo com o levantamento, "petróleo e gás são, de longe, as exportações mais importantes da Rússia e uma importante fonte de financiamento do governo". É enfatizado, ainda, que a Gazprom, a gigante estatal russa de energia, "registrou um lucro recorde no primeiro semestre deste ano".
Embora novas proibições de petróleo e produtos petrolíferos devam entrar em vigor, o petróleo russo "provavelmente encontrará seu caminho para novos mercados".
Além da energia, a Rússia continua a ser um dos principais exportadores de outras commodities essenciais, desde fertilizantes e amianto até trigo.
As montadoras internacionais ainda dependem da Rússia para obter paládio e ródio para fazer conversores catalíticos. As usinas nucleares francesas dependem do urânio russo, enquanto a Bélgica ainda desempenha um papel fundamental no comércio de diamantes da Rússia.
Fragata Admiral Grigorovich da Frota do Mar Negro (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Panorama internacional
Acordo de grãos adquire um caráter perigoso, diz Kremlin após ataques de Kiev contra navios russos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала