- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Podem comprar carvão para europeus': general do Irã zomba de sanções introduzidas pela UE

© AP Photo / Ebrahim NorooziGeneral Mohammad Hossein Bagheri
General Mohammad Hossein Bagheri - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Nos siga no
O major-general Mohammad Bagheri brincou ao dizer que a União Europeia (UE) poderia confiscar os seus bens para comprar combustível para as casas dos europeus no inverno no Hemisfério Norte.
Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, zombou dos esforços da UE para puni-lo financeiramente com sanções, dando ao bloco "permissão para confiscar todas as [suas] propriedades e ativos […] de todas as contas bancárias do mundo e usá-los para comprar carvão para os cidadãos europeus".

"Um inverno difícil está pela frente!", disse Bagheri, aludindo a crise energética que os europeus enfrentam enquanto lutam com os elevados custos de gás e até mesmo potencial escassez de combustível devido às sanções que seus líderes impuseram aos fornecedores russos.

A "proposta humanitária" de Bagheri veio em resposta a uma rodada de sanções em grande parte simbólicas do Reino Unido e da UE que proibiam o general e dois outros oficiais militares iranianos de entrada e permitiam que quaisquer bens que possuíam nessas jurisdições fossem confiscados.
Criticando os europeus por sua miopia em "tomar o caminho sem saída de seus mestres americanos", Bagheri caracterizou a situação como um caso de "cegos guiando cegos".
O general iraniano foi um dos três altos funcionários da nação persa e cinco entidades contra os quais na semana passada foram aplicadas novas sanções pelo suposto fornecimento de drones usados pela Rússia na Ucrânia. Autoridades russas e iranianas rejeitaram as alegações de drones.
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização, em 5 de abril de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Panorama internacional
Nebenzya rechaça alegações de entregas de drones iranianos à Rússia: 'Outra farsa'
Dmitry Polyansky, o primeiro-vice-embaixador da Rússia na ONU, assegurou que os drones usados na Ucrânia "são fabricados na Rússia" e enfatizou que o secretariado das Nações Unidas não tem mandato para investigar o assunto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала