Operação militar especial russa

Rússia repele 11 contra-ataques ucranianos na direção de Avdeevka, Kiev perde até 395 militares

Na direção de Avdeevka, o agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) melhorou sua posição tática e repeliu 11 contra-ataques de grupos de assalto ucranianos, relatou nesta quarta-feira (10) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"O adversário perdeu até 395 militares, três veículos blindados de combate, seis carros, um obuseiro Msta-B e uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika", aponta o comunicado.
De acordo com a entidade militar, na direção de Donetsk as unidades russas tomaram linhas mais vantajosas e repeliram quatro ataques das tropas ucranianas. O Exército de Kiev perdeu até 360 soldados e dois veículos blindados de transporte M113 dos EUA.
No decorrer da luta contrabateria foram atingidos: uma peça de artilharia autopropulsada Krab da Polônia, uma peça de artilharia autopropulsada AS-90 Braveheart de fabricação britânica, um canhão antitanque Rapira, duas estações de guerra eletrônica Nota e uma estação de radar de luta contrabateria AN/TPQ-50, entre outros equipamentos.
Além disso, nas últimas 24 horas a Força Aeroespacial da Rússia e artilharia destruíram duas oficinas de montagem de drones ucranianos e uma instalação de preparação para lançamento de lanchas não tripuladas.
Destaca-se também que foi eliminada uma instalação de armazenamento de armas e munições das tropas ucranianas com 32 obuseiros D-20.
Na direção do sul de Donetsk, militares russos do agrupamento de tropas Vostok (Leste) melhoraram sua posição na linha dianteira, neutralizaram formações de duas brigadas ucranianas e repeliram dois contra-ataques, o adversário perdeu até 115 soldados, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e um canhão antitanque Rapira, detalha o ministério.
No último dia, sistemas de defesa antiaérea da Rússia derrubam 172 drones ucranianos, três bombas aéreas guiadas Hammer de fabricação francesa e dois projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars e Uragan, detalha o comunicado.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos 583 aviões da Ucrânia, 270 helicópteros, 20.089 drones, 499 sistemas de defesa antiaérea, 15.741 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.266 lançadores múltiplos de foguetes, 8.802 peças de artilharia de campanha e morteiros, e ainda 20.852 veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar