Operação militar especial russa

Veículos de desminagem da OTAN explodem eles mesmos na Ucrânia, revela jornal

Veículos de desminagem da OTAN, que foram utilizados pelas tropas da Ucrânia, em particular durante a tentativa de contra-ataque no verão europeu passado, detonavam nas minas das linhas defensivas russas e provaram ser ineficazes, escreve a revista Voennaya Mysl publicada pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
A publicação dedicada ao desenvolvimento da teoria e prática de desminagem com base na experiência das guerras modernas observa que os conflitos das últimas décadas mostraram as deficiências dos veículos de desminagem, como o UR-77 Meteorit, destinados a abrir passagens em campos minados e desenvolvidos ainda durante a União Soviética.
Neste contexto, observa o artigo, a análise dos exercícios dos exércitos da OTAN e a organização do treinamento de combate das tropas ucranianas mostrou que a ênfase, na abertura de passagens em barreiras de explosivos e de minas, foi colocada nas máquinas de desminagem equipadas com varredores de minas contínuos. Era considerado que seu uso em combate garantiria a criação de passagens em campos minados do adversário no menor tempo possível.
Panorama internacional
General sueco desmascara mito sobre a capacidade da Ucrânia de resolver conflito militarmente

"Foi precisamente com base na opinião de especialistas ocidentais que as forças ucranianas na fase inicial do contra-ataque usaram como principais meios de superar as barreiras de minas veículos de desminagem Wisent 1 e veículos de remoção de obstáculos BMR-2. Como resultado, nas primeiras horas da contraofensiva das forças ucranianas, as máquinas sofreram grandes perdas durante as explosões das minas e em resultado do fogo de proximidade e da artilharia das unidades das Forças Armadas da Rússia", aponta a publicação.

O Wisent 1 é um veículo de desminagem produzido na Alemanha, equipado com dispositivos de desminagem britânicos. A máquina é construída sobre o chassi do tanque Leopard. No ano passado, segundo dados abertos, as tropas ucranianas perderam vários desses veículos na área do povoado de Rabotino.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar