Panorama internacional

'Ato de terrorismo nuclear', diz Zakharova sobre ataques ucranianos à usina de Zaporozhie

A comunidade internacional deve responder aos atos de terrorismo nuclear de Kiev, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, após uma série de ataques de drones ucranianos na usina nuclear de Zaporozhie.
Sputnik
"A comunidade mundial é obrigada a reconhecer e responder ao ato de terrorismo nuclear do regime de Kiev", escreveu Zakharova em seu canal do Telegram.
A usina relatou, mais cedo, diversos ataques de drones no domo da sexta usina de energia. Não houve danos críticos. Drones também foram relatados na área do refeitório e no terminal de cargas.
Em seu texto, Zakharova indagou "quantas vezes mais as Forças Armadas ucranianas devem disparar contra a usina nuclear de Zaporozhie para que o Ocidente e o monstro Zelensky parem de repetir este ato mortal?"

"Estarão Biden, Macron, Scholz e outros defensores da vida selvagem cientes de que seu escudeiro em Bankova [rua em que fica localizado o gabinete presidencial da Ucrânia] pode não deixar nada para trás?"

A gigante nuclear russa, Rosatom, classificou a série de ataques de drones à central nuclear de Zaporozhie como sem precedentes. Três pessoas ficaram feridas.
A empresa também apelou à liderança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e aos países da UE para responderem ao que foi feito.
Panorama internacional
'Franco e profissional': chefe da AIEA descreve diálogo com Putin sobre situação de Zaporozhie
A AIEA informou que os especialistas da organização foram informados da explosão do drone no território da usina nuclear de Zaporozhie, e o diretor-geral da agência, Rafael Grossi, apelou às partes em conflito que se abstenham de ações que coloquem em risco a segurança da usina.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar