Panorama internacional

Aliança AUKUS pode se expandir para o Japão e outros países da Ásia-Pacífico, diz mídia

O pacto tem como objetivo principal a entrega de submarinos nucleares à Austrália, mas a principal mudança em breve deveria ser em tecnologias relacionadas.
Sputnik
A Austrália, os EUA e o Reino Unido vão iniciar conversações sobre a inclusão de novos membros em seu pacto militar AUKUS, relatou no sábado (6) o jornal britânico Financial Times (FT).
A medida visa a inclusão do Japão como uma forma de dissuasão contra a China, de acordo com as fontes do jornal.
De acordo com elas, os ministros da Defesa da aliança AUKUS anunciarão na segunda-feira (8) que vão iniciar conversações relacionadas ao "pilar dois" do pacto de segurança. Ele compromete os membros a desenvolver conjuntamente computação quântica, submarina, hipersônica, bem como inteligência artificial e tecnologia cibernética.
Panorama internacional
EUA e Reino Unido querem expandir pacto de defesa do Pacífico antes das eleições, diz mídia
Ao mesmo tempo, o chamado "pilar um", que foi projetado para entregar submarinos de ataque com propulsão nuclear à Austrália, não será expandido, segundo a mídia.
A AUKUS, que começou em 2021, é considerada uma medida para enfrentar o crescente poder da China na região da Ásia-Pacífico. A China chamou o pacto de perigoso e advertiu que ele poderia estimular uma corrida armamentista regional.
Kurt Campbell, vice-secretário de Estado dos EUA, disse na quarta-feira (3) que os submarinos construídos no âmbito da AUKUS poderiam ajudar a deter qualquer ação chinesa contra Taiwan, que Pequim reivindica como seu território.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar