- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China acusa EUA de usarem 'inexistente ameaça militar chinesa' para aumentarem despesa militar

© AP Photo / Emily Wang FujiyamaO porta-voz do Ministério da Defesa da China, coronel Wu Qian, fala aos repórteres em um briefing mensal em Pequim, quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
O porta-voz do Ministério da Defesa da China, coronel Wu Qian, fala aos repórteres em um briefing mensal em Pequim, quinta-feira, 28 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2024
Nos siga no
A China se expressou contra as políticas dos EUA e, mais concretamente, contra a aliança AUKUS, composta pela Austrália, os EUA e o Reino Unido, que vê como criando tensões em uma era em que isso devia ser uma questão do passado.
A China se opõe à prática dos EUA de criar artificialmente inimigos a partir do nada para aumentar seu orçamento militar, disse um porta-voz do Ministério da Defesa chinês.
"Como pretexto para aumentar o orçamento militar, os EUA têm usado repetidamente a China, fabricado e inflado a inexistente 'ameaça militar chinesa'. Essa prática de criar artificialmente inimigos do nada é extremamente perigosa do ponto de vista estratégico, e a China se opõe firmemente a ela", disse Wu Qian em uma coletiva de imprensa.
O porta-voz disse que "nos últimos anos, os EUA continuaram aumentando significativamente seu orçamento militar", que excede o total de gastos militares de nove países, sublinhando que "a comunidade internacional está prestando muita atenção a isso".
Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, discursa na cerimônia de abertura do Fórum Boao da Ásia, em Boao, província de Hainan, sul da China, 28 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Panorama internacional
Em ataque velado, China convoca nações asiáticas em fórum para combater 'bullying' dos EUA
"A China não quer ameaçar ninguém, mas não teme ameaças de ninguém", disse Wu, acrescentando que "ninguém, nenhuma força, pode impedir o desenvolvimento e o crescimento das Forças Armadas chinesas".

AUKUS – o pomo da discórdia

Lin Jian, outro porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, por sua vez, criticou a formação de "pequenos grupos" de países e seu envolvimento em confrontos em bloco, comentando os possíveis planos da Nova Zelândia de se juntar aos projetos do bloco militar AUKUS.
As autoridades neozelandesas esperam que a China respeite o direito do país a uma "política externa independente", disse anteriormente Winston Peters, ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia.
O diplomata chinês afirmou que "com relação à chamada parceria de segurança trilateral entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália, sublinhamos repetidamente que a participação em confrontos em bloco e a organização de pequenos grupos vão contra as tendências dos tempos e não estão de acordo com a vontade comum dos países da região", acrescentando que "a China, como vários países amantes da paz no mundo e na região, tem sérias preocupações em relação ao AUKUS".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала