Panorama internacional

Polônia demite chefe do grupo de batalha OTAN-UE por questão de contraespionagem

O comandante polonês do Eurocorps – um grupo de batalha multinacional OTAN-UE baseado na França – foi demitido nesta semana e chamado de volta a Varsóvia para enfrentar uma investigação de contraespionagem.
Sputnik
O Ministério da Defesa da Polônia disse que a investigação visava analisar "a autorização de segurança pessoal" do tenente-general Jaroslaw Gromadzinski, ao mesmo tempo que pretendia recolher novas informações sobre ele, segundo o Financial Times.
O ministro da Defesa do país, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, descreveu a demissão como um "assunto sério", mas insistiu que a investigação foi apenas "um processo de esclarecimento", sem detalhar o que a motivou: "Não há preocupação entre nós e os aliados", afirmou.
No entanto, uma pessoa com conhecimento da decisão disse que foi "uma grande surpresa" para altos funcionários do Eurocorps. Varsóvia não forneceu mais informações sobre a "questão delicada" que a investigação da contrainteligência estava apurando, acrescentou a fonte.
O estranhamento também acontece pela carreira de Gromadzinski, visto que o militar já teve altos cargos de destaque além do próprio Eurocorps.
Panorama internacional
Polônia suspende exercícios militares com uso de explosivos após morte do 5º soldado
Ele foi comandante das tropas polonesas no Iraque e na Síria, serviu no Estado-Maior das Forças Armadas do país e mais recentemente esteve envolvido na supervisão do treino de soldados ucranianos na Alemanha.
"É uma decisão interna da Polônia como nação-quadro do Eurocorps. O Eurocorps está estável e continuará a cumprir as suas missões perante a OTAN e a União Europeia", disse o grupo de batalha.
A demissão ocorre em um contexto de crescentes preocupações de segurança em Varsóvia, ligadas ao conflito na Ucrânia.
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, indagou nesta semana a Polônia e outros países da Aliança Atlântica que fazem fronteira com seu país e com a Rússia, sobre como seus comandantes militares estavam se preparavam para um potencial conflito na região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar