- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia diz que não teria conseguido abater suposto míssil da Rússia que entrou em seu espaço aéreo

© AFP 2023 / Sergei GaponSoldado da guarda de honra polonesa passa junto de micro-ônibus, que promove o serviço militar no Exército polonês, em Varsóvia, Polônia, 16 de fevereiro de 2024
Soldado da guarda de honra polonesa passa junto de micro-ônibus, que promove o serviço militar no Exército polonês, em Varsóvia, Polônia, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Nos siga no
Um porta-voz militar polonês se pronunciou sobre a alegada breve passagem de um míssil russo no espaço aéreo da Polônia, garantindo que não houve reação porque o míssil estava fora do alcance do fogo terrestre.
As Forças Armadas da Polônia disseram hoje (24) que decidiram não abater um míssil que, segundo elas, seria procedente da Rússia.
No início da manhã deste domingo (24), militares poloneses afirmaram que o espaço aéreo polonês foi violado por um suposto "míssil de cruzeiro russo" que cruzou o espaço aéreo polonês por 39 segundos e depois o deixou.
"No caso desse míssil, não houve decisão de o destruir. A principal razão foi que nós não tínhamos a intenção de destruir o míssil. A principal razão foi que vimos a trajetória de seu voo. Além disso, o míssil permaneceu em nosso espaço aéreo por um período muito curto e não estava dentro do alcance de nosso poder de fogo terrestre", detalhou Jacek Goryszewski, porta-voz do Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia, aos jornalistas.
Ele acrescentou que “não se colocou a questão de acionar os caças poloneses porque o míssil não estava voando para o interior do país”
Sistemas de mísseis terra-ar S-300 Favorit do Distrito Militar do Sul durante exercícios militares com o 4º Exército Aéreo e de Defesa Antiaérea no polígono de Ashuluk, na região de Astrakhan - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
Caças da Polônia não sobem ao céu a tempo de responder a míssil vindo da Ucrânia
Goryszewski disse que o míssil seguia a uma velocidade de cerca de 800 km/h, e a uma altitude de cerca de 400 metros. Os militares têm a certeza de que o míssil saiu do espaço aéreo polonês e não caiu no território do país, então não organizarão uma busca, continuou o oficial polonês.
"No momento, não há essa necessidade porque temos registros precisos de dados de radar, sabemos o local onde ele entrou no espaço aéreo e onde saiu."
Em novembro de 2022 os militares poloneses alegaram um incidente semelhante, mas mais tarde foi concluído ter se tratado de um míssil de defesa aérea ucraniano disparado contra um míssil russo. Em fevereiro de 2024, Sergei Andreev, embaixador da Rússia em Varsóvia, disse em uma entrevista à Sputnik que a Polônia nunca forneceu provas de que um míssil russo tivesse violado seu espaço aéreo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала