Panorama internacional

Trump vaticina 'banho de sangue' para indústria automobilística dos EUA

O ex-presidente e mais uma vez candidato à presidência do país norte-americano faz previsão sombria e fala sobre o que fará quando às importações de automóveis chineses.
Sputnik
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), prometeu no sábado (16) que haverá um "banho de sangue" para a indústria automobilística do país se não for reeleito em novembro.
Os comentários foram feitos em um comício no estado de Ohio, enquanto Trump discutia a possibilidade de uma guerra comercial crescente com a China por causa da fabricação de automóveis. O objetivo do comício era obter votos para Bernie Moreno, candidato republicano ao Senado que Trump apoiou em dezembro de 2023, antes das primárias de Ohio na terça-feira (19).
"Se estiver ouvindo, o presidente [chinês] Xi [Jinping] – e você e eu somos amigos – mas ele entende a minha maneira de negociar – essas grandes fábricas de carros monstruosos que vocês estão construindo no México agora [...] vocês não vão contratar americanos e não vão vender os carros para nós. Vamos impor uma tarifa de 100% sobre todos os carros que cruzarem a fronteira, e vocês não poderão vender esses carros se eu for eleito", disse Trump.
Segundo ele, "haverá um banho de sangue por todo o país, isso será o mínimo. Mas eles não vão vender esses carros. Eles estão construindo fábricas enormes".
Panorama internacional
Juiz dos EUA adia julgamento em Nova York contra Trump por 30 dias
Ele também declarou que "se não vencer esta eleição, não tenho certeza de que haverá outra eleição neste país".
"As políticas do [presidente norte-americano Joe] Biden criarão um banho de sangue econômico para a indústria automobilística e os trabalhadores do setor automotivo", indicou também Karoline Leavitt, porta-voz da campanha de Trump, em comentários sobre as declarações de Trump.
Comentar