Panorama internacional

Ataque houthi contra navio mata 2 marinheiros no golfo do Áden

Dois marinheiros foram mortos nesta quarta-feira (6) no golfo de Áden em resultado de um ataque dos houthis contra o cargueiro True Confidence, de propriedade grega e com bandeira de Barbados.
Sputnik
"Pelo menos dois marinheiros inocentes morreram. Esta foi a triste, mas inevitável consequência das ações dos houthis ao disparar mísseis de forma imprudente contra navios internacionais. Eles devem parar", afirmou a Embaixada do Reino Unido em Sanaa, em comunicado publicado no site da instituição.
Os operadores do True Confidence disseram que o navio foi atacado a cerca de 50 milhas náuticas (93 quilômetros) a sudoeste do porto iemenita de Áden e estava à deriva e em chamas. A tripulação, cujo paradeiro ainda é desconhecido, era composta por 20 marinheiros e três guardas armados a bordo, incluindo 15 filipinos, quatro vietnamitas, dois cingaleses, um indiano e um nepalês.
Panorama internacional
Houthis atacam 2 navios de guerra dos EUA no mar Vermelho
Yahya Saree, porta-voz do grupo do Iêmen, afirmou que vários mísseis antinavio foram disparados contra a embarcação, provocando o incêndio. "A operação de ataque ocorreu depois que a tripulação do navio rejeitou as mensagens de alerta", acrescentou o porta-voz.
Saree garantiu que os ataques continuarão e afirmou ter alertado que "todas as tripulações dos navios atacados devem deixar rapidamente o local após o primeiro ataque".
Este seria o primeiro desfecho mortal desde o início da ofensiva dos houthis contra navios no mar Vermelho, em resposta à operação armada de Israel contra a população civil em Gaza.
Comentar