- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navio cargueiro britânico é afundado no mar Vermelho após ataque dos houthis, confirma EUA

© Foto / Domínio público / Marinha dos EUA / Elliot Schaudt, especialista de comunicação em massa de 2ª ClasseSubmarino de mísseis guiados USS Florida (SSGN 728) transita o canal de Suez, rumo ao mar Vermelho, 7 de abril de 2023
Submarino de mísseis guiados USS Florida (SSGN 728) transita o canal de Suez, rumo ao mar Vermelho, 7 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2024
Nos siga no
O Comando Central dos EUA confirmou que o cargueiro britânico MV Rubymar, atacado em 18 de fevereiro pelas forças do movimento Ansar Allah (houthis), que governa o norte do Iêmen, no Golfo de Aden, afundou no mar Vermelho.
Os houthis anunciaram o ataque ao navio em 19 de fevereiro, afirmando que causaram danos significativos que ameaçaram afundá-lo.
A tripulação conseguiu evacuar a embarcação a tempo. O porta-voz militar do grupo, Yahya Saria, confirmou o afundamento. O Comando Central dos EUA constatou o impacto de um míssil no cargueiro, mas não forneceu informações sobre o estado da embarcação.
Uma mulher palestina segura seu bebê entre os escombros de edifícios destruídos na Cidade de Gaza, em 25 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2024
Panorama internacional
Brasil e outros 23 países da CELAC condenam ações de Israel e pedem cessar-fogo em Gaza
Em comunicado nas redes sociais, o Comando declarou que o cargueiro Rubymar, de bandeira de Belize e propriedade da Grã-Bretanha, afundou após ser atingido por um míssil balístico antinavio "apoiado pelo Irã".
A carga do navio, que incluía cerca de 21 mil toneladas métricas de fertilizantes de fosfato de amônio e sulfato de amônio, representa um risco ambiental significativo no mar Vermelho.
Os houthis, que controlam a maior parte da costa do mar Vermelho do Iêmen, haviam alertado anteriormente sobre a intenção de atacar navios associados a Israel, pedindo que outros países retirasse suas tripulações e evitassem a região marítima.
Como resultado, várias empresas de navegação suspenderam o transporte pela rota.
Captura de tela de imagem no X (antigo Twitter) de aviões da Marinha dos EUA participando dos ataques aéreos de 11 de janeiro de 2024 contra alvos houthis no Iêmen, conduzidos pelos EUA e pelo Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Panorama internacional
Senadores dos EUA querem que Congresso autorize ataques mais abrangentes contra houthis
O grupo justifica suas ações como tentativa de ajudar os palestinos na Faixa de Gaza, negando interferência na liberdade de navegação na região.
No entanto, países árabes e muçulmanos têm alertado repetidamente os EUA sobre as consequências do apoio incondicional às ações de Israel em Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала