Panorama internacional

Macron nega afirmações de Zelensky sobre negociações para entrega de caças Mirage à Ucrânia

Paris não está discutindo com Kiev a possível entrega de caças Mirage de fabricação francesa, mas está avaliando como eles podem ser úteis para a Ucrânia, disse o presidente francês Emmanuel Macron nesta terça-feira (27).
Sputnik
Ontem (26), o líder ucraniano Vladimir Zelensky disse à mídia francesa que Kiev e Paris estavam discutindo a possibilidade da transferência de aviões Mirage para a Ucrânia.

"Hoje não estamos negociando sobre Mirage, mas estamos treinando pilotos. Entre as oito coalizões existentes, às quais hoje foi adicionada uma nona coalizão sobre armas de longo alcance, há uma coalizão de aviação, sobre caças F-16. Não temos F-16 porque temos nossa própria aeronave. Estamos avaliando nossas próprias capacidades para ver se isso será útil para a defesa da Ucrânia", disse Macron aos jornalistas após a conferência sobre o apoio à Ucrânia.

Operação militar especial russa
Discordância sobre envio de tropas para a Ucrânia persiste entre membros da OTAN
A conferência, convocada por iniciativa de Macron e realizada em Paris, contou com a presença de cerca de 20 líderes de países europeus, incluindo o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente polonês Andrzej Duda, a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen e o primeiro-ministro holandês Mark Rutte.
Comentar