- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Bundestag vota a favor do projeto de resolução sobre fornecimento de mísseis de longo alcance a Kiev

© Sputnik / Aleksei VitvitskyA bandeira nacional da República Federal da Alemanha sobre o edifício Bundestag em Berlim no dia das eleições para o parlamento alemão, em 26 de setembro de 2021
A bandeira nacional da República Federal da Alemanha sobre o edifício Bundestag em Berlim no dia das eleições para o parlamento alemão, em 26 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Nos siga no
O parlamento alemão (Bundestag) votou nesta quinta-feira (22) a favor de um projeto de resolução apresentado por grupos da coligação governante sobre o fornecimento de sistemas de armas de longo alcance à Ucrânia para destruir alvos estratégicos na retaguarda da Rússia.
"382 votaram a favor, 284 contra, 2 se abstiveram", disse o presidente do parlamento.
No início do dia, o Bundestag votou contra a oposição União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão) e Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), que apela diretamente ao governo alemão para começar a fornecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro Taurus.
"182 votaram a favor, 480 contra, 5 se abstiveram", disse o presidente do Bundestag.
O principal problema com o fornecimento de mísseis Taurus é o seu alcance de 500 quilômetros, o que os torna capazes de atingir as profundezas do território russo. A Alemanha não forneceu anteriormente a Kiev armas com características semelhantes. A comunidade de peritos alemã chegou a discutir se os mísseis poderiam ser programados de modo a não poderem ser utilizados contra o território russo.

Os países ocidentais forneceram bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia desde o início da operação militar especial da Rússia em fevereiro de 2022. Os envios de ajuda começaram em 2022 com munições de artilharia e treino e aumentaram para incluir tanques, sistemas avançados de defesa aérea, mísseis e munições cluster (de fragmentação).

O chanceler alemão Olaf Scholz (D) gesticula em direção ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, enquanto eles discursam em uma entrevista coletiva na chancelaria, em Berlim, em 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Alemanha perde mais de 200 bilhões de euros devido ao conflito na Ucrânia, diz instituto de pesquisa
O Kremlin tem alertado consistentemente contra as contínuas entregas de armas do Ocidente à Ucrânia, dizendo que apenas prolongam o conflito, acrescentando que o equipamento militar ocidental será eventualmente destruído. Moscou também advertiu que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) "estão brincando com fogo" ao fornecer armas a Kiev.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enfatizou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. Segundo ele, os EUA e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito da Ucrânia, fornecendo armas e treinando soldados no Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала