- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Discordância sobre envio de tropas para a Ucrânia persiste entre membros da OTAN

© AFP 2023 / MAXIM AVDEYEVBandeira da OTAN é queimada durante protestos na Rússia
Bandeira da OTAN é queimada durante protestos na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
O presidente polonês, Andrzej Duda, afirmou que países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) têm discordado quanto à perspectiva de enviar suas tropas para a Ucrânia, e nenhuma decisão nesse sentido foi tomada.
As declarações surgiram após o término de uma conferência pró-Ucrânia realizada em Paris na segunda-feira (26).

"Diferentes países decidem que tipo de assistência específica oferecer à Ucrânia. Houve uma discussão acalorada sobre o envio de soldados para a Ucrânia, e não houve um entendimento mútuo absoluto sobre essa questão."

Na segunda-feira, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, revelou que vários países da União Europeia e da OTAN estão considerando a possibilidade de enviar suas tropas para a Ucrânia com base em acordos bilaterais.

"Há opiniões diferentes. Mas quero enfatizar que absolutamente nenhuma decisão foi tomada", afirmou Duda", completou.

A Rússia tem repetidamente alertado os países do bloco sobre o fornecimento de armas para a Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, já afirmou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países ocidentais "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas para Kiev.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o abastecimento ucraniano com armas ocidentais não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma conferência de imprensa pré-ministerial antes de uma reunião de Ministros da Defesa do Conselho do Atlântico Norte na sede da OTAN, em Bruxelas, em 14 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2024
Panorama internacional
Chefe da OTAN alerta que situação na Ucrânia é 'extremamente séria'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала