Panorama internacional

China manda duro recado aos EUA sobre interferências em Taiwan

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, deu um alerta à delegação de congressistas americanos que chegou esta semana a Taiwan nesta quinta-feira (22). Em coletiva de imprensa, ela alertou os parlamentares a não enviarem "sinais equivocados" aos separatistas, que defendem a chamada "independência" da ilha.
Sputnik

"A China sempre se opôs firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre a parte americana e as autoridades de Taiwan e se opõe firmemente à interferência dos EUA nos assuntos de Taiwan de qualquer forma e sob qualquer pretexto", comentou ela.

Mao Ning lembrou que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês e destacou que é necessário que Washington respeite o princípio de "uma China".
"Instamos os EUA a reconhecerem a extrema complexidade e sensibilidade da questão de Taiwan", resumiu.
Panorama internacional
Legislador dos EUA visita e reitera apoio a Taiwan independente de resultado das eleições americanas
O grupo, composto por cinco membros do Congresso dos EUA, é liderado por Mike Gallagher, presidente do Comitê Seleto sobre Competição Estratégica entre os EUA e o Partido Comunista da China da Câmara dos Representantes.
A delegação permanecerá na ilha até sábado (24) e devem se reunir com líderes taiwaneses do alto escalão do governo, além de representantes da sociedade civil para discutir as relações entre os EUA e Taiwan, segurança regional, comércio e investimento, e outras questões importantes de interesse mútuo.
Comentar