- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Legislador dos EUA visita e reitera apoio a Taiwan independente de resultado das eleições americanas

© AFP 2023 / Sam YehMike Gallagher, da Câmara dos Representantes dos EUA (D), recebe um Chunlian, uma decoração tradicional com caligrafia chinesa que diz "Boa sorte para você", do presidente do Parlamento de Taiwan, Han Kuo-yu (E), principal partido da oposição, Kuomintang, no Parlamento em Taipé, em 22 de fevereiro de 2024
Mike Gallagher, da Câmara dos Representantes dos EUA (D), recebe um Chunlian, uma decoração tradicional com caligrafia chinesa que diz Boa sorte para você, do presidente do Parlamento de Taiwan, Han Kuo-yu (E), principal partido da oposição, Kuomintang, no Parlamento em Taipé, em 22 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Nos siga no
O representante dos EUA, Mike Gallagher, que preside o comitê seleto da Câmara dos Representantes sobre a China, disse em Taipé nesta quinta-feira (22) que não importa quem ganhe as próximas eleições nos EUA, o apoio a Taiwan reivindicada pelos chineses permanecerá.
De acordo com a Reuters, Gallagher, que chegou a Taiwan nesta quinta-feira com uma delegação de outros quatro legisladores em uma visita que termina no sábado (24), tem sido um forte amigo da ilha e um crítico feroz da China, que tem cobrado do Ocidente o respeito à sua soberania na questão recordando o compromisso declarado dos EUA com a política de Uma Só China.

"Estou muito confiante de que o apoio a Taiwan continuará independentemente de quem ocupar a Casa Branca", disse ele em coletiva de imprensa em Taipé. "Vejo um apoio crescente e extremamente forte a Taiwan. [...] O povo de Taiwan deve estar confiante de que a América [do Norte] está com eles, mesmo enquanto atravessamos uma temporada política muito intensa a nível interno", disse ele.

Donald Trump, o favorito do Partido Republicano para ser o candidato na disputa presidencial deve enfrentar o presidente Joe Biden, do Partido Democrata, em uma revanche nas eleições presidenciais de novembro.
Na reunião desta quinta-feira (22) com a governante cessante de Taiwan, Tsai Ing-wen, o deputado disse ainda que a delegação mista visava "mostrar o nosso apoio bipartidário a esta parceria, que graças à sua liderança é mais forte e mais sólida do que nunca".
"Hoje, a liberdade está sob ataque de agressões autoritárias e precisamos estar mais vigilantes do que nunca se quisermos transmitir esse presente de liberdade que nos foi dado à próxima geração", disse Gallagher.
O presidente representante Mike Gallagher (republicano por Wisconsin), fala durante a primeira audiência sobre segurança nacional e ameaças chinesas à América do Norte realizada pelo Seleto Comitê da Câmara do Partido Comunista Chinês no Capitólio em Washington, DC, em 28 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Panorama internacional
Principais falcões da China na Câmara dos EUA planejam visita a Taiwan na próxima semana, diz mídia
Tsai Ing-wen agradeceu às autoridades norte-americanas por ajudarem a ilha a fortalecer suas capacidades de defesa enquanto os países mantêm a paz regional.
"Gostaria de agradecer à administração e ao Congresso dos EUA por continuarem a ajudar Taiwan a fortalecer as suas capacidades de autodefesa", disse Tsai à CTi News.
No mês passado, Taiwan realizou eleições gerais nas quais o candidato pró-independência Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP, na sigla em inglês), no poder, venceu com 40,05% dos votos para chefiar a administração local da ilha.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que Pequim se opõe a quaisquer intercâmbios oficiais entre as autoridades dos EUA e de Taiwan e pediu aos Estados Unidos que "reconheçam a extrema complexidade e sensibilidade da questão de Taiwan".
Taiwan é governada independentemente da China continental desde 1949. Pequim vê a ilha como a sua província, enquanto Taiwan – um território com a sua própria administração eleita – afirma ser um país autônomo, mas não chega a declarar independência. Pequim se opõe a quaisquer contatos oficiais de Estados estrangeiros com Taipé e considera indiscutível a soberania chinesa sobre a ilha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала