Panorama internacional

Espanha e Bélgica compram 9 bilhões de metros cúbicos de GNL da Rússia; Portugal também no Top 5

A Espanha, Bélgica, Países Baixos, Grécia e Portugal foram os maiores compradores de gás natural liquefeito da Rússia em 2023, sendo os primeiros dois responsáveis por quase três quartos do total.
Sputnik
Os principais compradores europeus de gás natural liquefeito (GNL) russo em 2023 foram a Espanha e a Bélgica, sendo responsáveis por quase três quartos de todos os suprimentos para a UE, revela uma análise das estatísticas europeias da Sputnik.
Assim, a Espanha assumiu a compra de mais de 40% de todo o GNL fornecido pela Rússia – 5,24 bilhões de metros cúbicos, 5% a mais do que no ano anterior.
A Bélgica, por sua vez, foi responsável por 30%, e suas compras aumentaram 1,7 vez, chegando a 3,82 bilhões de metros cúbicos.
Os Países Baixos ficaram em terceiro lugar, embora o volume anual tenha caído 1,9 vez, para 2,1 bilhões de metros cúbicos.
Panorama internacional
Fornecimento de gás russo para a França aumentou 41% entre janeiro e setembro de 2023
A Grécia, a quarta maior compradora do GNL russo, foi a líder absoluta no crescimento das importações do hidrocarboneto, que aumentaram 4,1 vezes, para 750 milhões de metros cúbicos.
Portugal, que aumentou suas compras em 1,4 vez, para 390 milhões de metros cúbicos, ficou em quinto lugar.
Finlândia, Itália, Suécia, Estônia e Lituânia também adquiriram pequenas quantidades de gás, em um total de cerca de 380 milhões de metros cúbicos.
No total, em 2023, a UE aumentou suas compras de GNL russo em cerca de 3%, para 12,7 bilhões de metros cúbicos.
Comentar