Panorama internacional

Israel ataca arredores de Gaza e faz prisões em hospital

Israel realizou detenções no principal hospital em funcionamento em Gaza, de acordo com autoridades sanitárias e militares neste sábado (17).
Sputnik
Simultaneamente, ataques aéreos atingiram o enclave, enquanto uma chuva intensa castigava os palestinos abrigados na cidade de Rafah.
Segundo informou a Reuters, as forças israelenses invadiram o hospital Nasser em Khan Younis na quinta-feira (15), intensificando sua ofensiva contra o Hamas, o grupo islâmico palestino que governa o enclave.
Operação militar especial russa
Putin parabeniza militares russos pelo sucesso da conquista total em Avdeevka

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al-Qidra, afirmou que "forças de ocupação detiveram vários membros da equipe médica dentro do Complexo Médico Nasser, que eles [Israel] transformaram em uma base militar."

O Exército de Israel justificou a ação, alegando que estava perseguindo militantes no hospital Nasser. Até o momento, 100 suspeitos foram detidos nas instalações.
De acordo com o relato das Forças de Defesa de Israel (FDI), homens armados foram mortos nas proximidades da unidade de saúde, e supostas armas foram encontradas dentro do prédio.
O Hamas negou as acusações de que seus soldados usam instalações médicas como escudo.
Contudo, pelo menos dois reféns israelenses libertados afirmaram terem sido mantidos no Nasser.
Operação militar especial russa
MD russo: Forças Armadas da Rússia atingiram alvos militares da Ucrânia 30 vezes em 1 semana
O Ministério da Saúde de Gaza informou que cerca de 10 mil pessoas buscavam abrigo no hospital durante a semana. Muitos partiram antecipadamente, prevendo o ataque de Israel ou seguindo ordens israelenses para evacuação.
Comentar