Operação militar especial russa

Serviços de Emergência russos obtêm dados preliminares das caixas pretas do Il-76 abatido por Kiev

Informações preliminares já foram obtidas das caixas pretas do avião de transporte militar Il-76 abatido por um míssil ucraniano perto da cidade russa de Belgorod, informou um representante dos Serviços de Emergência russos à Sputnik.
Sputnik
"Os dados preliminares já foram obtidos, o processo técnico de desencriptação demora cerca de meia hora, depois começa a interpretação", explicou o representante.
As caixas pretas — registradores dos parâmetros de voo e das conversas da tripulação — encontradas no local do acidente foram levadas para um laboratório especial. Segundo o serviço, o seu estado técnico era bom e permitia sua decifração.
Na última quarta-feira (24), o Exército ucraniano abateu o avião militar russo Il-76 que transportava 65 prisioneiros ucranianos sobre a região russa de Belgorod para uma missão de troca, coordenada de antemão. Todos os ocupantes da aeronave, incluindo seis tripulantes e três oficiais acompanhantes, perderam suas vidas.
Segundo o presidente da russo, Vladimir Putin, o Serviço de Inteligência Ucraniano (SBU, na sigla em ucraniano) tinha conhecimento de que prisioneiros ucranianos viajavam a bordo do Il-76.
"Foi um ataque premeditado ou lançado por engano, em qualquer um dos casos é um crime", afirmou.
A julgar pelas evidências, o míssil foi lançado a partir de um sistema de defesa aérea francês ou norte-americano. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a derrubada do Il-76 põe em causa a possibilidade de se chegar a um acordo com Kiev.
Panorama internacional
Embaixador russo: EUA tentam não notar 'ações bárbaras' de Kiev em relação ao avião Il-76 derrubado
A mídia ucraniana escreveu primeiro que o Il-76 foi abatido pelo seu Exército, mas depois removeu essa informação de seus sites.
A Ucrânia reconheceu indiretamente ter abatido o Il-76 quando sua Inteligência disse lamentar que a Rússia "não tenha notificado a necessidade de garantir a segurança do espaço aéreo" perto de Belgorod. A mídia ucraniana chegou a divulgar a tese de que o Il-76 carregava mísseis para os sistemas S-300.
Kiev se declarou oficialmente a favor da realização de uma investigação internacional para esclarecer as circunstâncias do incidente.
"Se se trata de uma investigação internacional sobre as ações criminosas do regime de Kiev, é necessário realizá-la", comentou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Comentar