- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Serviços de Emergência russos obtêm dados preliminares das caixas pretas do Il-76 abatido por Kiev

© Foto / Comitê de Investigação da Rússia / Acessar o banco de imagensRestos da aeronave de transporte militar Il-76 na região de Belgorod
Restos da aeronave de transporte militar Il-76 na região de Belgorod - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Nos siga no
Informações preliminares já foram obtidas das caixas pretas do avião de transporte militar Il-76 abatido por um míssil ucraniano perto da cidade russa de Belgorod, informou um representante dos Serviços de Emergência russos à Sputnik.
"Os dados preliminares já foram obtidos, o processo técnico de desencriptação demora cerca de meia hora, depois começa a interpretação", explicou o representante.
As caixas pretas — registradores dos parâmetros de voo e das conversas da tripulação — encontradas no local do acidente foram levadas para um laboratório especial. Segundo o serviço, o seu estado técnico era bom e permitia sua decifração.
Na última quarta-feira (24), o Exército ucraniano abateu o avião militar russo Il-76 que transportava 65 prisioneiros ucranianos sobre a região russa de Belgorod para uma missão de troca, coordenada de antemão. Todos os ocupantes da aeronave, incluindo seis tripulantes e três oficiais acompanhantes, perderam suas vidas.
Segundo o presidente da russo, Vladimir Putin, o Serviço de Inteligência Ucraniano (SBU, na sigla em ucraniano) tinha conhecimento de que prisioneiros ucranianos viajavam a bordo do Il-76.
"Foi um ataque premeditado ou lançado por engano, em qualquer um dos casos é um crime", afirmou.
A julgar pelas evidências, o míssil foi lançado a partir de um sistema de defesa aérea francês ou norte-americano. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a derrubada do Il-76 põe em causa a possibilidade de se chegar a um acordo com Kiev.
Investigadores do Comitê de Investigação da Rússia no local da queda do avião Il-76, na região de Belgorod  - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Panorama internacional
Embaixador russo: EUA tentam não notar 'ações bárbaras' de Kiev em relação ao avião Il-76 derrubado
A mídia ucraniana escreveu primeiro que o Il-76 foi abatido pelo seu Exército, mas depois removeu essa informação de seus sites.
A Ucrânia reconheceu indiretamente ter abatido o Il-76 quando sua Inteligência disse lamentar que a Rússia "não tenha notificado a necessidade de garantir a segurança do espaço aéreo" perto de Belgorod. A mídia ucraniana chegou a divulgar a tese de que o Il-76 carregava mísseis para os sistemas S-300.
Kiev se declarou oficialmente a favor da realização de uma investigação internacional para esclarecer as circunstâncias do incidente.
"Se se trata de uma investigação internacional sobre as ações criminosas do regime de Kiev, é necessário realizá-la", comentou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала