Panorama internacional

Mídia: EUA recusaram entrega de aviões A-10 Thunderbolt à Ucrânia 'por medo que caíssem em chamas'

O A-10 Thunderbolt II é um avião de apoio aéreo estadunidense desenvolvido durante a Guerra Fria para atingir as forças de tanques soviéticos em um cenário da Terceira Guerra Mundial que nunca chegou a acontecer.
Sputnik
Os EUA podem ter ficado desmotivados da ideia de enviar seus aviões de guerra A-10 Warthog para a Ucrânia em meio a temores de que sua reputação seria arruinada ao enfrentar as defesas antiaéreas russas, escreve The Telegraph.

O artigo sugere que a decisão de reter os A-10 foi provavelmente baseada no "perigo extremo que enfrentariam – e a perspectiva preocupante de dezenas de aviões de fabricação americana caírem no solo em chamas sem terem feito nada para ajudar no esforço de guerra da Ucrânia".

Apontando para a "espessa" defesa antiaérea russa ao longo de toda a linha de frente de 1.000 km, que derrubou dezenas de aviões e helicópteros nos últimos 23 meses e "reduziu o poder aéreo da Ucrânia de antes da guerra pela metade", a mídia sugere, no entanto, que os EUA perderam uma oportunidade de enviar A-10 para Kiev, se isso tivesse sido feito atempadamente.
"Mas o ponto é irrelevante agora. Quase dois anos depois, os EUA não podem dar à Ucrânia A-10 [...] ou qualquer outra arma que exija treinamento e suporte caros", detalha o artigo.
Panorama internacional
Scott Ritter explica por que o Ocidente está adiando entrega de caças F-16 a Ucrânia (VÍDEO)
"A Ucrânia não pode obter nada dos EUA agora – exceto, é claro, alguns movimentos legais e burocráticos verdadeiramente criativos de Biden. Sem munições. Sem veículos. Certamente sem jatos de ataque fortemente armados", relata o jornal britânico, dizendo que as armas mais urgentemente necessárias são "projéteis de artilharia e pequenos drones. Muitos deles – e rápidos", não grandes jatos pesados.
Introduzido em serviço na Força Aérea dos EUA em 1977, o avião nunca foi exportado para o exterior. O A-10 pode transportar até 7.257 kg de foguetes, mísseis e bombas não guiadas, além de seu canhão rotativo GAU-8/A Avenger, que contém até 1.174 munições antitanque tóxicas de urânio empobrecido.
Comentar