Panorama internacional

'EUA devem parar hostilidades em Gaza e não usar os vetos no cessar-fogo', dispara Lavrov

Durante uma entrevista com a CBS, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os Estados Unidos devem parar com as hostilidades e as tentativas de vetar propostas de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Sputnik
Lavrov ressaltou que tal feito resolveria boa parte da crise no Oriente Médio. A entrevista foi concedida nesta terça-feira (23).

"Parem a luta! Não usem o veto quando for proposta uma resolução para declarar um cessar-fogo humanitário. Vocês [EUA] usaram vetos duas vezes. Não há reação do Conselho de Segurança no que diz respeito à exigência de um cessar-fogo", disse o chanceler.

Conflito longo

A guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza já ultrapassa quatro meses, com mais de 26 mil mortos, sendo mais de 25 mil apenas do lado palestino — 70% mulheres e crianças —, e mais de 70 mil feridos.
Panorama internacional
MRE do Líbano afirma que combates na fronteira com Israel só terminam se houver acordo sobre Gaza
Em 24 de novembro de 2023, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro de 2023.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu encerrar a guerra na Faixa de Gaza apenas quando os membros do Hamas fossem mortos. Já a comunidade internacional denuncia que não há "clareza" nos objetivos do governo.
Netanyahu declarou a um veículo de imprensa local no último domingo (21) que já foram libertados 110 reféns, e descartou qualquer cessar-fogo nas hostilidades com o Hamas no território de Gaza.
Panorama internacional
Bélgica vai alocar € 611 mi para Kiev com lucros obtidos de ativos congelados da Rússia, diz mídia
Comentar