Panorama internacional

Reino Unido treinou mais de 60 mil soldados ucranianos desde 2014, diz secretário da Defesa

Mais de 60 mil militares ucranianos receberam treinamento no Reino Unido desde 2014, disse o secretário da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, nesta segunda-feira (15).
Sputnik
"Reunimos cerca de 10 países para ajudar os ucranianos a treinar aqui no Reino Unido. E hoje posso anunciar que os nossos programas já treinaram mais de 60 mil soldados ucranianos desde que a Rússia lançou a invasão da Ucrânia em 2014", disse Shapps em uma conferência de imprensa.
Em 2014, a Crimeia se tornou parte da Rússia após um referendo geral em que 96% dos eleitores optaram por se separar da Ucrânia. Kiev e os seus apoiantes ocidentais, incluindo o Reino Unido, denunciaram o referendo como ilegal.
Os países ocidentais têm fornecido ajuda militar à Ucrânia desde o início da operação militar especial da Rússia, em fevereiro de 2022. O apoio evoluiu de munições de artilharia mais leves e treino para armas mais pesadas, incluindo tanques e caças. Em julho passado, foi formada uma coligação internacional para fornecer treinos aos pilotos ucranianos para pilotar F-16, os caças da sua escolha, liderados pela Dinamarca e pelos Países Baixos.
Na sexta-feira (12), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou o maior pacote de ajuda de 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 16,1 bilhões) para a Ucrânia para o próximo ano fiscal, durante a sua visita a Kiev. Sunak também assinou um acordo de cooperação em segurança de dez anos com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Panorama internacional
'Conversa só para falar': discussão da situação na Ucrânia sem a Rússia não tem futuro, diz Kremlin
Comentar