- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Será altamente difícil manter e operar caças F-16, admite Kiev

© AFP 2023 / NTB / Jan Langhaug / HandoutBjorn Gram, ministro da Defesa da Noruega, na parte traseira de caça F16, durante preparativos finais para o envio de dois aviões F-16 noruegueses à Dinamarca para serem usadas no treinamento de pilotos ucranianos, no aeroporto de Bodo, Noruega, 3 de janeiro de 2024
Bjorn Gram, ministro da Defesa da Noruega, na parte traseira de caça F16, durante preparativos finais para o envio de dois aviões F-16 noruegueses à Dinamarca para serem usadas no treinamento de pilotos ucranianos, no aeroporto de Bodo, Noruega, 3 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Nos siga no
A Ucrânia terá dificuldades em operar diferentes tipos de caças, particularmente os F-16, reconheceu o assessor do Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.
A Ucrânia espera mudar totalmente para equipamentos ocidentais no futuro, mas será muito difícil fazer a manutenção dos caças F-16 em particular, disse Yuri Ignat, assessor do Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.
"A longo prazo, devemos mudar para equipamentos ocidentais, o que se aplica aos caças e helicópteros. A infraestrutura para aeronaves da OTAN é bastante similar, mas cada tipo de avião representa um ônus adicional para seu fornecimento, manutenção e operação", disse Ignat ao canal ucraniano Rada.
"Atualmente, temos quatro tipos de aeronaves soviéticas, queremos ainda ficar com os F-16 ocidentais. É tudo muito, muito difícil, especialmente para manter diferentes tipos de equipamentos", apontou ele.
Complexos S-400 Triumph lançam mísseis durante treinamentos da Força Aeroespacial da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Panorama internacional
Serão capazes os aguardados caças F-16 de resistir ao poder de fogo do sistema antiaéreo S-400?
Recentemente foi relatado que a Dinamarca forneceria caças F-16 à Ucrânia seis meses mais tarde que o planejado. Ainda assim, Ignat considera que não deverá haver atraso nas entregas.
A Dinamarca e os Países Baixos foram os primeiros países a concordar em fornecer caças F-16 à Ucrânia. A Casa Branca confirmou que a Ucrânia receberá os caças de países terceiros após a conclusão do treinamento de seus pilotos. Kajsa Ollongren, ministra da Defesa dos Países Baixos, disse que o governo holandês enviar a Kiev seus primeiros caças F-16 em 2024. Ela também afirmou que os Países Baixos pretendem enviar de 12 a 18 desses caças para o centro de treinamento de pilotos ucranianos na Romênia.
Aleksandr Shulgin, embaixador da Rússia em Haia, disse anteriormente que os holandeses estão "fechando os olhos" para o fato de o fornecimento de seus caças F-16 a Kiev levar ao prolongamento do conflito na Ucrânia e a mais sofrimento para seus cidadãos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала